Últimos posts

Pesquisa







Você pode estar pensando que poucas mulheres se perdem na hora de fazer a lista de compras de alimentos pois são donas de casa, mas é aí que se engana.

Muitas mulheres não só se perdem, mas esquecem completamente de fazer a lista, ou até mesmo compram mais itens do que o necessário e acabam estourando o limite de orçamento do mês.

Pode acreditar: é mais comum do que se imagina!

Me diga: já se perdeu ao fazer a lista de compras? Ou ainda, já esqueceu de escrever a lista e se deu conta disso apenas no supermercado?

São situações que você precisa evitar, pois causa estresse desnecessário.

Continue lendo o post para:
- Receber dicas maravilhosas para organizar a sua lista.
- Não esquecer de nenhum item.
- Evitar estresse e não passar do orçamento limite do mês.



1- Observe as necessidades da família

O primeiro passo é observar a rotina das pessoas e seus gostos. Cada um sente necessidade e fome diferentes.

Nesse passo, é importante você ter uma noção básica do que é consumido na semana ou no mês, para que não falte e não tenha que correr ao mercado, perdendo seu tempo.

Com o passar dos dias, isso ficará mais fácil pois acaba-se decorando os gostos de cada um.

É relevante observar também se você cozinha todos os dias ou apenas nos finais de semana. E também se possui filhos e se eles precisam de lanches para levar para a escola, dentre outros.

Dica Extra 1: As compras podem ser feitas semanalmente ou mensalmente. Realizar toda a semana pode diminuir a carga mensal por exemplo. Mas se isso não for possível, se planeje e organize a lista completa do supermercado tanto nos alimentos quanto nos produtos de limpeza.

2- Tenha um bloco de anotações

Ter onde anotar é uma dica extremamente importante e você não pode esquecer!

Hoje estamos na Era Digital e por isso, se não gosta de papel, anote em um bloco de notas no seu celular os itens que precisa adquirir. Existem diversos aplicativos que podem te ajudar nessa hora e também em sua organização diária. Vale a pena pesquisar e utilizar.

Dica extra 2: Deixe uma folha do bloco na porta da geladeira ou em cima do balcão e vá anotando os itens assim que lembrar. Não esqueça que além dos alimentos, também precisa anotar itens de limpeza e de higiene pessoal. Dessa forma, a lista vai se formando automaticamente. Mas se você optou por utilizar o celular, utilize os lembretes com alarmes para te ajudar a lembrar dos itens.

3- Monte a lista

O que você vai adquirir? Somente os alimentos perecíveis ou também os não perecíveis? Isso será decidido conforme o decorrer dos dias e também conforme o que ainda possui no estoque e na geladeira.

Mas como montar uma lista? A melhor e mais inteligente maneira é dividir os produtos por tipo, assim, você não fica andando demais e nem perdido no supermercado. Você pode categorizar da seguinte forma:
- Alimentos
- Bebidas
- Carnes
- Frios e laticínios
- Frutas, verduras, legumes e ovos
- Padaria
- Higiene
- Limpeza
- Outros

Não se esqueça de revisar a lista antes de sair de casa e também consultar a família. 

Além disso, não deixe de prestar atenção na vida útil dos alimentos como as verduras, frutas e os legumes. Para os itens como alface, couve, brócolis, rúcula, almeirão, tomate, e outros, e para certas frutas como kiwi, morango, pêra, mamão, abacaxi e outras, tenha em mente que estragam rápido e por isso adquirir toda semana é essencial. Já outros itens como por exemplo cenoura, batata, beterraba, alho, maçã, uva, laranja, e etc, podem até ser comprados quinzenalmente, ou conforme a sua necessidade pois demoram um pouco mais para se deteriorarem se armazenados na geladeira.

Lembrete:
* Alimentos perecíveis > frutas, verduras, legumes, ovos, leite e derivados, e outros.
* Alimentos não perecíveis > arroz, feijão, sal, açúcar, café, biscoitos, macarrão, enlatados, e outros.

Dica Extra 3: Para que a lista de compras seja realizada minuciosamente, vale ainda optar em planejar o cardápio semanal individual ou da família. Assim, gastos podem ser cortados e a rotina fica muito organizada.
Gostou do artigo? Então tenho um Presente para você! Baixe o  modelo da lista de Compras.

Comente pelo Facebook!

5 Comentários

  1. com certeza anotar oq a gente quer e precisa, pq ir ao mercado sem lista a gente acaba msm comprando td haha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Na minha casa somos dois. Eu acabei de me casar. Apesar de namorar faz tempo e mesmo conhecendo bem, cada dia descubro nossos gostos. Na hora das compras é um Aué cada um querendo pegar o seu kkkkk. Esquecemos de comprar algumas coisas pq vamos aleatórios, e depois de comer o que compramos(principalmente perecíveis). Já desperdiçamos muitas coisas por não sabermos cozinhar muito bem. Sempre pensei em ter um aplicativo de organização, mas sou tão esquecida q nunca baixei. Eu vou tentar um desses. Realmente, seu post me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,
    Aqui fazemos a lista com alguns itens, porque realizamos compras semanais. Gosto de dividir material de limpeza dos demais, me ajuda organizar na hora de comprar.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  4. Sempre faço uma listinha antes de sair de casa ou tento ver antes o que precisa ser comprado. Adorei demais as dicas do post.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Com certeza essas dicas são ótimas e muito úteis, ameeei demais!
    Bisous,
    BLOG PEQUENO MUFFIN | LARA REIS
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.