Últimos posts

Pesquisa







Ler é maravilhoso! Mas você já parou algum livro por falta de tempo? Acredito que sim. E ainda acredito que possui livros não terminados que foram esquecidos. Por isso, esse post é para você e está recheado de dicas para colocar a leitura em dia.

Vivemos na era digital onde queremos tudo muito rápido, para ganhar mais tempo em tudo o que fazemos, inclusive para estudar e também ler outros livros.

O que mais ouço hoje em dia é sobre a falta de tempo e das coisas que somos impossibilitados de fazer. Depois de muito refletir, cheguei á simples conclusão de que somos muito bobos em relação a isso. Primeiro pois o tempo somos nós quem fazemos, e segundo pois o tempo é abstrato. Não podemos tocá-lo nem vê-lo, mas podemos transforma-lo como quisermos. 

Entendo que você faz milhares de coisas durante o dia e fica realmente muito difícil de conseguir tempinho extra. Mas vai por mim: há tempo para tudo durante o dia. 

Planejando e organizando um tempo para a leitura, nenhum livro fica atrasado. Quer ver como? Continue lendo esse post para:
- Receber dicas para colocar a leitura em dia.
- Fazer uma auto reflexão sobre o tempo.
- Terminar os livros pendentes e planejar os próximos.



1- Determine dias certos para a leitura

Não consegue ler todos os dias? Determine quais os melhores dias para que isso aconteça. Sejam eles por exemplo, terça e quinta, ou ainda, segunda, quarta e sexta-feita.

Pode escolher pelo método dia sim dia não, que funciona para muitas pessoas. Os dias, assim como os horários, são muito pessoais e deverão ser de acordo com sua rotina. Mas se você tem um tempinho livre todos os dias, melhor ainda.  

A partir do momento que determinar quais dias irá ler um livro e inserir o planejamento em sua vida, a leitura ficará em dia e você não irá se frustrar e ficar com aquela sensação de que não fez nada e o tempo passou depressa demais.

Se você por exemplo possui apenas o final de semana para ler, ótimo! Leia nesses dias, e lembre-se que o importante é não parar até finalizar o livro.

2 - Estipule um tempo Ou Número de Capítulos

Estipule um tempo aceitável pelo seu organismo. Existem pessoas que conseguem ler por uma hora, mas já outras por meia hora. Você precisa observar e se conhecer para estipular o tempo de leitura.

Pode ser de quinze minutos e até de mais de uma hora. Tudo depende de como você estará, seu ânimo para ler. 

O interessante de estipular tempo, é que você garantirá que seu organismo não sobrecarregue, o deixando mais disposto para continuar a rotina do dia ou a rotina da noite.

Não importa se o tempo estipulado parece pouco, o importante é manter a leitura em dia.

Outra dica ótima que vai te ajudar além de pensar em um tempo máximo de leitura, você pode determinar a quantidade de páginas ou capítulos que irá ler, sem levar em consideração o tempo. Dois capítulos por dia? Ou três? Você escolhe como melhor se adapta a sua rotina.

3-Tenha disciplina e Foco

Mais importante do que ter uma rotina de leitura, é ter disciplina. Não conseguirá nada sem determinação e muita disciplina. 

Não procrastine! Se cobre para cumprir o que planejou em relação aos dias e horários.

Por isso é tão importante que você pense muito antes de planejar os dias e a quantidade que irá ler, para não exceder nem ser pouco do seu tempo. Sempre dentro de sua realidade e sua motivação.

4- Um livro de cada vez

Não adianta estar lendo vários livros ao mesmo tempo e não conseguir finalizar nenhum deles. A frustração logo virá, acredite.

Dedique-se a ler apenas um. Ou dois, se seu tempo estiver mais livre. 

Se não tem tempo, leia um livro por vez. Não adianta nada ler vários livros ao mesmo tempo sendo que para cada um você vai demorar meses para terminar. 

Lembre-se: melhor qualidade a quantidade.

5- Desligue-se da tecnologia

Desligue-se da tecnologia enquanto estiver lendo o livro. Uma dica essencial para você que está com leitura atrasadas.

Quantas vezes deixamos páginas de lado para ficar papeando a toa no whats app, no facebook? Hoje é quase impossível se desligar da tecnologia, mas por alguns minutos isso é extremamente saudável e nos convida a ler cada dia mais. 

Ao invés de no seu tempo livre você ficar online, que tal ler mais um capítulo? Vai ver como sua leitura irá render muito mais e ficará muito feliz em perceber que terminou um livro em menos tempo do que o esperado.
O tempo é seu. Cuide dele. Faça valer a pena.
Gostaram das dicas? Quero muito saber!

Comente pelo Facebook!

9 Comentários

  1. ótimas dicas! eu adoro ler,mas acabo nao lendo tanto qt gostaria. pra mim ficar longe do cel sempre ajuda a ler mais

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. O meu maior problema pra ler ultimamente é a internet. É bem mais fácil ficar fuçando no celular que ir pegar o livro pra ler. Mas vou mudar isso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante de ler , mas ultimamente estou lendo bem pouco , quero voltar a rotina de leitura e com certeza vou absorver as dicas .
    Beijão
    BIA DO BLOG

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Nossa amei as dicas, amo ler, mas esse ano infelizmente não conseguir ler muito, 2018 me aguarde rsrs
    Te espero em meu blog! 💕
    Beijos
    Desvendando Segredos

    ResponderExcluir
  5. preciso muito organizar uma rotina de leitura.... tô bem parada ultimamente!
    adorei as dicas!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  6. Eu amo ler...Já pratico muito a segunda dica, sempre separo 1 hora do meu dia para ler alguma coisa..

    Dani Ramos
    https://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas!
    Preciso me organizar pra ler mais!!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse ano eu determinei que iria lê um livro por mês, até consegui no comecinho do ano, mas depois não deu mais. Em 2018, pretendo voltar o foco em relação a leitura. Xeruh

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
  9. Meu maior problema atualmente com a leitura é que além do blog, agora comecei um outro trabalho home office. Meu tempo é quase todo tomado por isso e fica complicado focar em qualquer outra coisa. Tento ler pelo menos um capítulo por dia, mas nem sempre consigo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.