Pesquisa







Quer se alimentar saudavelmente mas percebe que não tem tempo para isso? A sua semana ainda continua uma bagunça? Então você precisa ler esse artigo pois quero ajudar a organizar o seu cardápio e acabar de vez com refeições pela metade.

Além da perda de peso, ter uma alimentação saudável e equilibrada garante disposição, saúde, bem estar físico e mental, melhora o sistema imunológico e muito mais. 

Mas para que tudo ocorra bem, é preciso organizar as atividades da semana, aliada a organização do cardápio. Isso vai garantir economia do seu tempo precioso e ainda, descanso.

Quais são as vantagens de organizar o cardápio semanal?
- Conseguir variar os alimentos e assim também os nutrientes.
- Economia de tempo, dinheiro e serviço.
- Evita sair da rotina saudável.
- Ajuda a perder peso.
- Menos desperdício de alimentos.

Continue lendo para:
- Saber como organizar o cardápio semanal.
- Planejar a sua semana alimentar.


3 Dicas Simples para Organizar o Cardápio semanal

1) Anote as ideias

É a primeira fase e a mais importante do planejamento. É aqui onde vai anotar as ideias de refeições as quais segue: café da manhã, almoço, lanche e jantar, ou conforme a sua necessidade. 

Primeiro: Faça uma lista com as opções dividindo-as entre café da manhã, almoço, lanche e jantar. Ou seja, coloque ali o que gostaria de comer durante a semana.

Segundo: Depois de anotar as opções de alimentos e preparações, agora chegou a vez de organizá-las em que dia e horário irá consumi-la. 

Anote o que gosta de comer e o que já tem o hábito. Assim, fica mais simples lembrar dos alimentos.

É importante que seja refeições rápidas de preparar e saudáveis, para fazer a sua semana ainda melhor e mais produtiva.

Use sua criatividade. Faça do seu jeito! Apenas com caneta preta ou com várias canetas coloridas. Sugiro essas opções: planner, caderneta ou bloco de notas, caderno pautado ou sem pautas, agendas, dentre outras opções.


2) Verifique o orçamento

Antes de sair querendo comprar todo o mercado, verifique o quanto possui disponível para as compras.

A sua compra pode variar de semanal, quinzenal e até mesmo mensal, desde que faça parte de um planejamento financeiro adequado a sua realidade.

Não esqueça de anotar cada gasto com o mercado. Isso vai te ajudar cada vez mais a montar os próximos cardápios e não ficar no vermelho.

Você também pode utilizar um planner financeiro, caderneta ou bloco de notas, caderno pautado ou sem pautas, agendas, dentre outras opções.

Uma regra importante: não vá ao mercado com fome. Isso pode sim atrapalhar as suas comprar e fica mais fácil fugir do planejado.

3) Faça a lista de compras

Jamais vá ao mercado sem uma lista. Você pode esquecer o que foi comprar. E o que considero mais grave: comprar itens que não estavam no orçamento.
A lista de compras deve conter o que realmente vai utilizar na semana ou no mês, conforme as preparações que organizou conforme citado no item 1 desse post.

Vale lembrar que além dos cinco dias semanais, ainda temos os finais de semana. Organize-os também! 

E que tal ainda fazer uma sobremesa leve? Inclua-a também no planejamento semanal e jogue os ingredientes na lista. Dessa forma, não irá esquecer algo.

Faça o download do Planner Fitness Gratuitoaqui
Conheça a Versão Completa do Planner Fitnessaqui

Não se esqueça: Para que o cardápio semanal saia perfeitamente bem durante os dias, faça o que tem de ser feito. Organize-o com os outros afazeres.

Gostou do post? Qual sua maior dificuldade em organizar o cardápio semanal?

Comente pelo Facebook!

3 Comentários

  1. Amei demais o post, vou mandar para o meu namorado baixar também porque ele esta na saga pela reeducação alimentar e dieta. Beijos.

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu amo organizar o cardápio da semana toda!!
    É muito mais prático e nos permite inclusive, comer bem melhor pois pensamos com calma em cada refeição.

    Trabalhe em seu Home Office
    » » Blog: Home Office dos Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas Camila. Tem também a dica de jamais fazer as compras de estômago vazio porque a tendência é sempre comprar mais itens do que estão na lista.
    big beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.