Pesquisa







Antes de adquirir esse livro, pensei várias vezes. Vi muitas recomendações, li algumas resenhas só dizendo coisas boas sobre ele e então, depois de mais de um ano na fila dos livros que queria comprar, consegui com desconto na Saraiva.
Quem não conhece Neil Gaiman? Escritor de grandes livros como Coraline, Sandman, Deuses Americanos, Belas maldições e O Oceano no fim do caminho, dentre outros. Muitos o conhecem mas assim como eu, não sabem que ele fez um discurso maravilhoso e inspirador que virou também um livro. Vamos conhece-lo então?
'Faça boa arte' é uma transcrição de um discurso que Neil fez em 2012 para a University of the Arts, na Filadélfia. Ele durou apenas 19 minutos, mas deixou muita gente imensamente grata e feliz. Nesse discurso, ele fala sobre sua carreira, a arte, sua vida e sua jornada até se tornar um escritor conhecido e o mais importante: muito feliz e satisfeito.
No discurso, Neil nos motiva a não desistir de nossos sonhos dando como a sua vida e maneira de enxergar as coisas como exemplo. Além disso, relata quantos empregos deixou de pegar por saber que não seria feliz neles; fala um pouco de suas jornadas em busca do seu sonho de escritor; seus erros e acertos.
O discurso é bem curto, achei o livro bem fininho mas quando terminei de ler, fiquei tão feliz por dentro e pensei 'estou fazendo a coisa certa, mesmo que pareça muito errado'. E sabem o que é errado hoje em dia? O errado é se dedicar ao que ama sem ganhar dinheiro! Neil nos incentiva a não parar, mesmo que todos estejam contra você. Mesmo que esse mundo consumista nos obrigue a pensar que o dinheiro resolve tudo e que quanto mais se tem, mais se é feliz.
O conselho de ouro e amor de Neil é: Faça boa arte! Mesmo que tudo pareça remar contra; mesmo que todos te odeiem; mesmo que nada esteja dando certo; mesmo que esteja sem grana; mesmo que odeie seu atual emprego; mesmo que as marés realmente estejam ruins; mesmo se está triste: Faça boa arte!
Antes de adquirir esse livro pequeno mas imenso em ensinamentos e amor, sabia que seu discurso estava disponível no youtube. Por isso pensei várias vezes antes de comprar o livro. Mas quer saber de mais uma coisa? A grafia e a arte desse livro são maravilhosas e faz a leitura ficar ainda melhor! O autor dessas brincadeiras nas páginas é o designer gráfico Chip Kidd que torna a sabedoria de Neil muito criativa.
Título:Faça boa arte / Autor:Neil Gaiman/ Páginas:80/ Editora:Intrínseca/ Gênero:Não-ficção/ Nota:5/5
Assim como levei uns tapas na cara de sua esposa, Amanda Palmer, levei também de Neil com esse discurso. É ótimo ler e perceber que por mais que sua arte não seja famosa, é feita com o maior amor do mundo e é isso o conceito de 'Faça boa arte'. Leve uns tapas, repense sua vida e pense na sua felicidade.
Gostaram de conhecer o livro?




postado com amor por
  • Comente pelo Facebook!

    4 Comentários

    1. Mila, que indicação incrível e que resenha maravilhosa! Esse livro entrou para uma wishlist antiga minha, mas o tempo passou, acabei lendo outras obras e deixando essa 'para depois'. Foi um lembrete sensacional reencontrar o título nessa sua análise. Sem dúvidas, fiquei ainda mais curiosa. Adorei saber que a vertente motivacional é tão forte!

      www.semquases.com

      ResponderExcluir
    2. Eu realmente não conhecia esse livro do autor. Fiquei muito curiosa e com vontade de ler agora mesmo. Deve ser um livro muito inspirador e há momentos em que realmente precisamos ler/ver/ouvir coisas assim. Vou agora mesmo ver o discurso dele. Gostei muito da resenha! ^^
      Beijinhos ♥

      Contadora de Histórias

      ResponderExcluir
    3. Eu não conhecia o livro, mas acho que pelo jeito ele é bem gostosinho de ler, amei conhecer
      www.byanak.com.br

      ResponderExcluir
    4. Eu já tinha ouvido falar desse livro! Uma amiga me indicou e disse que era ótimo, o discurso e que a grafia do livro era um show à parte. Vendo essas páginas que você fotografou eu realmente tô achando lindo <3 Vai entrar na listinha de desejos HAHAHAHA

      Um beijo!
      Heeey, Maria! | Fanpage

      ResponderExcluir

    Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.