Pesquisa








Se alimentar corretamente e ingerir verduras são muito importante para nossa saúde. Sempre gostei de rúcula, sozinha ou misturada com outro legume ou verdura. Possui um sabor marcante, mas lê-se amargo, que muitas pessoas não gostam. As que gostam, apreciam a verdura e se enriquecem de seus benefícios. Além disso, é muito fácil de ser cultivada e por isso muitas pessoas plantam em casa. Vamos conhecer mais sobre a rúcula?
> Possui poucas calorias e é rica em minerais e vitaminas
Todas as verduras possuem poucas calorias, mas nenhuma é tão rica quanto essa planta de origem mediterrânea. Para fazer uma comparação, podemos citar o alface. A rúcula contém cerca de oito vezes mais cálcio, cinco vezes mais vitamina A, C e K, e quatro vezes mais ferro que a mesma quantidade de alface. 

> Rica em ácido fólico e antioxidantes
Ela possui altos níveis de antioxidantes e ácidos fólicos, sendo assim, uma forte combatente na luta contra os radicais livres. Tem ainda carotenoides e minerais como potássio, cálcio, ferro e manganês. Além disso, a rúcula possui fitoquímicos, nos prevenindo contra o câncer. Para saber, fitoquímicos são compostos que derivam de plantas e são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra doenças, tais como: pressão alta, aumento do colesterol ruim e envelhecimento da pele.

> Melhora a saúde da pele e da visão
Como citado anteriormente, a rúcula é fonte das vitaminas A, C e K. A vitamina A é fundamental para a saúde dos olhos e a vitamina C fortalece nosso sistema imunológico e atua na renovação das células do nosso corpo. Além da vitamina A, ela possui os carotenóides, que também auxiliam na saúde da visão. 

> Auxilia na função cerebral e preveni a osteoporose
Estudos indicam que o consumo adequado de vitamina K fortalece o sistema neural e evita a degeneração das conexões neurais em pessoas jovens, e assim, evita o mal de Alzheimer. A ingestão de rúcula é então para evitar a deficiência de vitamina K na dieta e assim inibir doenças degenerativas do cérebro e mantém sua mente ativa e focada.
A deficiência de vitamina K está associada a risco de fraturas e desgastes nos ossos. Além disso, ele auxilia na absorção de cálcio e impede que ele seja expelido na urina.

> Regula o diabetes
A rúcula, ainda como os vegetais de folhas verdes, possuem antioxidantes que foram provados diminuírem os níveis de glicose no sangue. 

> Auxilia na oxigenação muscular
A rúcula possui alta concentração de nitrato, e essa substância melhora a oxigenação muscular durante a prática dos exercícios físicos. Assim, a ingestão de nitrato pode aumentar a tolerância do organismo na atividade física de resistência e de longa duração. Ela ainda melhora a qualidade de vida das pessoas com doenças cardiovasculares  e respiratórias pois estimula a oxigenação ideal dos músculos dos sistemas envolvidos.

> Auxilia na digestão
Devido ao enxofre presente na rúcula, há uma melhora na digestão em pessoas que sofrem de indigestão crônica por alta concentração de acidez no estômago. Assim, é recomendado ingerir rúcula cerca de quinze minutos antes das refeições pois estimula a bile e melhora a digestão dos alimentos.

Gostaram de conhecer mais sobre essa verdura?
postado com amor por
  • Comente pelo Facebook!

    7 Comentários

    1. Compartilhei na minha página esse post, amei <3
      www.fotografandofelicidade.com

      ResponderExcluir
    2. Eu gosto muito de rúcula e não sabia desses todos benefícios, obrigada por compartilhar!!

      Beijos e um bom final de semana!
      DMulheres
      @dmulheres

      ResponderExcluir
    3. qts bons beneficios! eu costumo comer folhas verde escura pq sei msm que costumam ter mts vitaminas

      www.tofucolorido.com.br
      www.facebook.com/blogtofucolorido

      ResponderExcluir
    4. Que belezinha né, o Bem ama rúcula mas, eu por conta do amarguinho evito um pouco.

      ResponderExcluir
    5. Que belezinha né, o Bem ama rúcula mas, eu por conta do amarguinho evito um pouco.

      ResponderExcluir
    6. Eu sempre negava rúculas, mas acabei de repensar seriamente nisso, rs. Adoro essas suas indicações repletas de utilidades para saúde e bem-estar, Mila!

      SEMQUASES.COM

      ResponderExcluir
    7. Eu amo rúcula, na minha gravidez eu comia direto. Como todo tipo de verdura, mas a rúcula é a única que como com prazer. Gosto do cheiro e do gosto marcante, não sabia que a rúcula tinha todos esses benefícios. Amei saber!!!

      ResponderExcluir

    Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.