Pesquisa







Preciso começar dizendo que amo organização e tudo o que envolve. Desde mais ou menos uns dois anos para cá, tenho buscado e melhorado minhas técnicas de organização do dia a dia. Sempre busco alguma maneira simples e objetiva para que consiga seguir com os dias bem tranquilos e programados. 
Os posts de organização do Chá são um dos mais acessados, e peço desculpas por não atualizar como gostaria. Mas enfim, depois de dias tentando escrever, consegui trazer uma dica super simples de organização do dia a dia. Esse é um tipo de post que todos adoram e sabem porque? Pois hoje está tudo muito mais corrido, falta tempo e sobram compromissos atrasados. Mas nada do que um caderninho e uma caneta não resolvam.
Esse é um post inteiramente pessoal, onde vão conseguir ver como organizo meus dias, ou seja, minha rotina.
Preciso deixar uma observação aqui: Essa organização é do meu dia a dia e inclui meus compromissos offline. O blog só entra aqui, por exemplo, 'fotografar produto x', ou ainda 'fazer o publi', o que fica incluso nas tarefas do dia, e assim, consigo incluí-los na lista. Em relação a organização do blog e canal, farei outro post para auxiliar os que já fiz. Vamos se organizar de maneira simples?


Essa foto é do meu caderno que uso diariamente, novinho, para 2016. Não consigo viver sem ele! Nele está incluso tudo o que preciso fazer. Abaixo listei os itens que utilizo para manter a organização no caderno:
Ferramentas:
-1 caderno grande com 50 folhas sem pauta
-Caneta preta 
-Canetas coloridas
-Caneta stabillo
-Marca texto de várias cores
-corretivo
-lapiseira e borracha
-régua
Não utilizo posts its, nem adesivos, nem outras coisas. Não consigo, simplesmente. Na minha visão, enxergo bagunçado ao invés de organizado. Você pode utilizar quais ferramentas precisar, desde que entenda as anotações depois. Não consegui nem utilizar uma agenda por causa de datas acreditam? Datas me deixam ansiosa e desmotivada e então prefiro um caderno. 


Como organizo meu caderno de forma simples e objetiva
Se tem algo que não gosto é coisas que dão voltas. Gosto de coisas que vão direto ao ponto. Foi assim, que decidi desapegar de métodos loucos e estranhos de organização para um muito objetivo, simples e rápido.
A única coisa que faço é listar todos os meus afazeres do dia, ou da semana. Enfim, tudo o que preciso fazer. Nele estão inclusos: pós graduação, blog/canal, contas, compras, nutrição, casa, etc. Parece ficar muito confuso não é mesmo? Quando comecei a utilizar esse método, também pensei que iria me confundir. Pois aquelas práticas todas que vemos por aí parecem prometer muito mais né? 
Mas não! Já utilizo essa organização há mais de um ano e posso dizer que funciona muito bem para mim. Nessa lista de afazeres risco os que já foram realizados, e os outros, ficam para o próximo dia.
Eu, como uma apaixonada por papelaria, não consegui me adaptar com ferramentas online nem aplicativos. Por isso, utilizo o caderno. Tudo manual. Gosto muito mais: fica mais pessoal, organizado, colorido e não perco o hábito de escrever.


Dicas que funcionaram para mim:
Dica 1: Toda noite, releio minhas anotações. Risco as que completei e organizo as do dia seguinte. 
Dica 2: Faço um asterisco de uma cor diferente(*) ou alguma marcação para demonstrar qual(s) tarefa(s) será prioridade no dia seguinte, ou seja, qual farei primeiro, ou quais farei primeiro. 
Dica 3: Quando existem coisas que pedem prazo (não podem ser adiadas), apenas coloco assim:
-Segunda: coloco tudo o que tem de ser feito nesse dia, ou seja, não podem ir para o próximo. Geralmente são contas, algum post para o blog, atividades da pós graduação, etc. E sempre deixo o dia de outra cor, para chamar minha atenção quando abrir o caderno.
Dica 4: utilizo um marcador de páginas pois fica muito mais prático de encontrar a folha onde parei.
Dica 5: Utilizo setas, bolinhas, asteriscos, quadrados ou qualquer coisa que consiga marcar bem destacado algo importantíssimo.
Dica 6: tente não procrastinar.
Dica 7: seu caderno é seu melhor amigo.



Então, me organizo fácil assim, sem segredos. Vou preparar um vídeo para reforçar o que escrevi nesse post. O que acham?
Gostaram da dica de organização? E vocês, qual método utilizam?
Me acompanhe também:
Veja mais posts sobre:
postado com amor por
  • Comente pelo Facebook!

    17 Comentários

    1. Eu tenho tentado me organizar com a ajuda de uma agenda semanal e com alarmes no celular. Baixei o app da Google Calendar que é bem organizadinho, e desperta a cada "compromisso" que tenho com o blog e tudo mais!

      Mas antes eu fazia exatamente como você, principalmente com a organização do meu casamento! hahahahaha

      ResponderExcluir
    2. Faça o vídeo, irei adorar!
      Eu sou uma pessoa bem desorganizada e bagunceira, estou tentando melhorar, ser mais disciplinada e estou coletando todas as dicas possíveis.

      www.raposalaranja.com.br

      ResponderExcluir
    3. Adorei o post! E se caderno é um amor <3 Também estou buscando me organizar mais, sempre anoto na agenda o que tenho que fazer durante o dia pra não esquecer nada, ahaha, ajuda bastante. beijos

      www.ostonsdaliberdade.com

      ResponderExcluir
    4. Adorei o caderninho! Me identifiquei muito, também costumo riscar no fim do dia o que consegui concluir. Nada melhor que organizar direitinho as ideias, e por em prática. Um beijo!
      www.stehml.com

      ResponderExcluir
    5. Oi, Camila!

      haha Acho que você enlouqueceria comigo então! Acho que até eu fico louca comigo às vezes! hehe Tenho um caderno para tudo: um caderno para anotar as inspirações de posts para o blog, outro para anotar os roteiros de vídeos, outro para planejar a minha semana, um para organizar minhas finanças, outro para assuntos de estudos e por aí vai..... kkkkkk O pior é que é assim que funciona para mim! Se eu coloco tudo junto, não consigo me organizar com nada, sabe?

      Mas é exatamente como você falou: organização só funciona se você se entende com a maneira como está fazendo isso! Não adianta procurar por métodos de organização na internet e achar que eles vão transformar a sua vida! Você precisa encontrar a maneira mais eficaz para você, a que parece melhor para você, a que faz você mais produtiva e feliz! :)

      Adorei o post!

      Um super beijo,
      Inara
      www.casinhaarrumada.com

      ResponderExcluir
    6. Eu fico tentando me organizar com as minhas coisas do blog e do trabalho e nossa, é um sufoco. Tanto que o blog ficou um bom tempo parado, porém agora, vou voltar com tudo e com certeza vou colocar em prática as suas dicas de organização, Camila.

      www.viajantedosonhos.com

      ResponderExcluir
    7. Hahaha o metodo que você usa tem nome, é bullet journal, já falei sobre ele no blog. Amo <3
      Esse texto so me fez ter mais vontade de comprar um caderno grande (Tenho medio e mini, queria um A5).
      Seu caderno é muito lindo aa <33
      Através da Linha

      ResponderExcluir
    8. Você usa bullet journal, é um método de organização bem bacana! Eu uso um planner de argoladas pra me organizar, com canetas coloridas, adesivos e todos os frufrus (a bagunça visual me ajuda a organizar todos os compromissos); e anoto tudo TUDO o que tenho que fazer também.
      Seu caderno é muito amor <3

      Um beijo,
      Quase Mineira

      ResponderExcluir
    9. Minha melhor amiga na minha organização diária é a minha agenda, nela eu anoto TUDO! E assim vou tentando levar uma vida organizada. Mas é super verdade, temos que fazer da nossa agenda/caderninho o melhor amigo da vida!

      Um cheiro!
      www.vinteetantos.com

      ResponderExcluir
    10. Olá, amei o desgin do seu blog e o post.
      já conhece o blogueira que inspira ?

      se me seguir, te sigo de volta ♥

      www.blogueiraqueinspira.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    11. eu uso uma agenda comum e tenho um planner mensal (um folha de sulfite impressa msm) no trabalho; adorei ver seu caderno da organização

      www.tofucolorido.com.br
      www.facebook.com/blogtofucolorido

      ResponderExcluir
    12. Adorooo essas dicas deorganização - principalmente por ser uma pessoa extremamente desorganizada...rs
      Mas tô tentando melhorar
      Beijos =)
      www.atreva-se.com.br

      ResponderExcluir
    13. Amei amei amei!
      Amo posts com dicas de organização. E preciso comentar que a capa é linda! ♥

      Do Sofá

      ResponderExcluir
    14. A capa do seu caderninho é linda... é tipo um bullet journal, né? Eu já preciso de datas e dias da semana, se me deixar livre num caderno eu faço de tudo, menos me organizar, hahahaha. Mas o legal é isso, descobrir o que funciona melhor para você e ir dividindo sua experiência para inspirar outras pessoas!
      Beijos
      Mari
      www.pequenosretalhos.com

      ResponderExcluir
    15. Também amo organizar meus dias! tenho varios cadernos para conseguir me achar hahaha é a melhor coisa

      ResponderExcluir
    16. Que gracinha esse post,gostei da composição das fotos e amei seu blog ♥ Beijúuuu!
      http://juniaqueiroz.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    17. Adorei as dicas! Acho que sempre o simples acaba sendo mais fácil, né? Hahaha!
      Cheiro de Pipoca

      ResponderExcluir

    Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.