Pesquisa







Título: A teoria de tudo
Autor: Jane Hawking
Editora: Única
Páginas: 448
Nota:4-5

A Teoria de Tudo conta a história de amor, de vida e superação de Stephen Hawking, escrito por sua esposa, Jane. Foi esse livro que inspirou o filme vencedor de um Oscar.
Jane teve contato pela primeira vez com Stephen no verão de 1962 em uma festa de ano novo. De cara ela gostou dele, com seu humor e sua personalidade que a conquistou. Jane já tinha ouvido falar que os Hawking eram uma família um tanto diferente, pois até livros para a mesa durante o jantar era bem comum entre eles. Stephen possui mais três irmãos: Edward, Mary, Philippa, e seus pais Frank e Isobel. Mas isso não a intimidou. Aos 21 anos, um pouquinho depois de conhecer Jane, Stephen descobriu sua doença degenerativa, a esclerose lateral amiotrófica. 
A notícia da doença a deixou um pouco duvidosa em relação a ele. Mas, contrariando os médicos e a família, decidiu criar amizade, e começar uma linda história de amor com Stephen. Ela decidiu ser sua companheira para a vida. Aquela que cuidaria dele e que o amaria até o fim.
"Claramente aqui estava alguém que, igual a mim, tinha a tendência de tropeçar ao longo da vida e ainda assim conseguir enxergar o lado engraçado das situações. Alguém que, como eu mesma, era bastante tímido, mas não avesso a expressar suas opiniões; alguém que, ao contrário de mim, tinha a autoestima desenvolvida e o descaramento de transmiti-la." pág 17 

Durante o livro, Jane narra as noites de festas com os demais cientistas renomadas e amigos de Stephen; narra as coisas que foi capaz de enfrentar por ele, até mesmo sua família e conta tudo e mais um pouco do que queremos saber e podemos sobre eles.
É um livro forte. Te pega de um jeito que você quase chora. Ele é bem detalhado e vai nos dizendo como Jane conseguiu manter uma família unida e bem estruturada. Essa mulher teve uma força e coragem que pouca têm. E sabe porque? Cuidar de um marido quase incapaz, cuidar dos filhos e ainda da casa? É uma missão quase impossível, mas que ela superou e trás esse lindo ensinamento para todos: quando queremos, conseguimos.
"O mais gratificante aspecto do projeto é que era um tributo ao sucesso de nosso relacionamento: nós estávamos vivendo e trabalhando em harmonia, apoiando um ao outro, participando de interesses um do outro, apesar da disparidade dos nossos temas escolhidos, apesar das tentativas de nos separarem e apesar das dificuldades inevitáveis causadas pelo agravamento da deficiência de Stephen." pág 97

Jane conseguiu me tocar muito por motivos de: ser corajosa e não reclamona, enfrentar as coisas com cabeça erguida e bom humor. Se ela não o amasse, nem começaria um relacionamento de amizade, visto que a cada dia, a situação de Stephen ficava pior, o incapacitando de fazer as coisas mais simples, como andar. Ela é um exemplo de mulher guerreira e fiel.
O livro também conta sobre a carreira de Stephen, seus amigos, dúvidas, medos sem deixar que a visão de Jane fosse também escrita.
"Esse futuro se tornara realidade e excedera nossas esperanças mais absurdas. Eu estava cansada, mas era resistente, e minha felicidade superava em muito meu cansaço. Stephen já era reconhecido e procurado nos círculos científicos por sua compreensão intuitiva de conceitos complicados, por sua capacidade para visualizar estruturas matemáticas em muitas dimensões e por sua memória fenomenal. O futuro que se abria á nossa frente era agora fisicamente incorporado na pequena pessoa de nosso bebê." pág 118 
"Se o futuro tinha adquirido uma aura reconfortante de certeza, a chave para isso residia na gestão do presente. Viver cada dia como ele se apresentava, em vez de projetar uma miragem fantasiosa para o distante futuro, estava se tornando um modo de vida." pág 118
O livro é um pouco cansativo, visto que não é uma leitura que flui rapidamente e confesso que precisei recorrer ao dicionário uma ou outra vez. E por isso, tirei um pouco da nota. Mas é um livro que vale a pena pois fala sobre uma vida imperfeita, feita por pessoas que só queriam ser felizes. Foram 25 anos de casamento, uma história inspiradora para contar e três filhos saudáveis.
Hoje, eles não são mais casados mas sei que ainda fazem parte um do outro para sempre. É importante dizer que nesse tempo de casados, Jane foi acusada de muitas coisas, principalmente pelos pais de Stephen e se o casamento terminou, foi por um motivo mais forte.


Gostaram de conhecer o livro?
Me acompanhe também:
Veja mais posts sobre:

Comente pelo Facebook!

25 Comentários

  1. Eu to muito afim de assistir o filme! :) adorei a resenha!

    bjss
    www.blogsunshinee.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também quero ver o filme *-*
      obrigada...

      Excluir
  2. Adorei a resenha Camila, a história é bem interessante

    Bjss

    Linda Menina

    ResponderExcluir
  3. Já anotei a sugestão do livro, li cada detalhe da resenha que me prendeu e me deixou bem curiosa quanto a estória me senti no dever de procurar mais detalhes sobre a trama e vi que tem o filme e me conhecendo kk hoje mesmo vou buscar o filme no netflix e assistir mas pretendo ler o livro em breve.
    Beijoos

    http://www.caprichadissimas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que adorou a resenha Thays..
      Assisti e me conta o que achou :)

      Excluir
  4. Quero muito ver o filme, mas adoraria ler o livro primeiro, ótima resenha
    www.charme-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de ler primeiro e depois assistir kkk

      Excluir
  5. A resenha foi super completa e prazerosa! Fiquei bastante curiosa para ler o livro e claro, assistir ao filme ♥

    Beijos,
    www.blogdaisa.com

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar do livro, mais ainda não tinha visto a resenha e nem imaginei que era tão lindo assim.
    Beijão! Espero sua visita no www.nemteconto.net

    ResponderExcluir
  7. Que resenha incrível!
    Super completa, me deixou ainda mais curiosa pelo livro, já conheço a história por alto, mas já anotei a dica e faço questão do livro.

    http://www.detudopouco.com.br/
    http://blogliteraturanacional.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  8. Curiosa para assistir ou ler :) Gostei muito do post.
    Beijos
    tresazero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Essa mulher merece todos os reconhecimentos da vida! O que ela fez foi um exemplo de humanismo que pouca gente por aí teria coragem de fazer. Eu gostei muito do livro e do filme.

    ResponderExcluir
  10. Aaah parece super bacana esse livro, desses que deixa a gente com um nó na garganta pra repensarmos como somos reclamões tendo muito né??
    Poxa eu achei lindo saber que a Jane se aproximou do SH mesmo sabendo que ele tinha essa doença degenerativa! Quem, nesse mundo, faria uma coisa dessas? E ainda, se apaixonar, casar, ter filhos e cuidar dessa pessoa com tanto amor??
    Muito lindo mesmo!
    Eu quase assisti ao filme mas estava tão cansada no dia que desisti. Ficou pra depois, depois, depois e agora quero conferir o filme!!!
    Aaah poxa, um livro não pode perder nota só por te instigar a ir até um dicionário e usá-lo com frequência. Eu confesso que gosto de livros que me deixem curiosa, sempre recorro ao Google mesmo!!! xD
    Beijos Mila!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bacana pois conhecemos o que há por trás de um homem quase gênio né?
      Tirei nota pois é muuuito cansativo *-* não por ter que ir ao dicionário rsrsrs

      Excluir
  11. O filme também é um pouco cansativo, mas é booom, é boom conhecer a história dele!
    Adorei a resenhaaaa.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena mesmo conhecer a história *-*

      Excluir
  12. Eu já assisti ao filme e não gostei muito... achei bastante monótono.
    Adorei a tua resenha
    Beijinhos ♥
    http://www.alecanofre.com/
    https://www.youtube.com/alecanofremakeup/

    ResponderExcluir
  13. Sério que não gostaram do filme? Eu só vi o filme e foi um dos melhores pra mim :o Livros são sempre melhores, né? Agora fiquei curiosa pra ler. A história dele é incrível. Beijos

    http://isabellanogueiraproenca.blogspot.com.br/2015/11/rock-in-rio-2015.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.