Pesquisa







(foto por Mel Souza) 
Se ler até o fim, você é um vencedor!
Sou uma pessoa que quando percebe que algo está saindo errado, paro e reflito para ver onde estou errando, para consertar. O que comecei a refletir depois de ter ficado 'doente' de novo nesse ano foi minha alimentação e em como estou fazendo tudo errado. Como Nutricionista, há uma pressão das pessoas de você ser sempre um exemplo, de estar sempre em forma e com todos os exames perfeitinhos, vendendo saúde. Não existe uma pressão só em mim, mas ela aumenta principalmente se você é da área da saúde. Não acredito que esse tipo de repreensão seja ruim, mas vejo como um lado incentivador muito grande nas pessoas ao redor. Já viram algumas dicas de lanches saudáveis por aqui no Blog não é mesmo? Mas estava percebendo que esses lanches saudáveis ocorria a cada semanas e não diariamente. Decidi escrever em tópicos resumidamente o que está acontecendo:
Como era minha alimentação: Praticamente sem bolachas recheadas, refrigerantes, muitas frutas e verduras diariamente, café da manhã era quase obrigatório (tirando os dias em que acordava só para almoçar), raramente ingeria chocolates e outros doces. Lembro-me que passava um mês ou mais sem ingerir chocolate! Mas, e agora? Diante dessa reflexão, cheguei a conclusão dos fatores que me fizeram ter uma alimentação ruim:
1- Tudo começou quando trabalhei e morei onde não tinha geladeira para guardar frutas ou outra comida. Então meu organismo sentia falta no começo, mas depois ficou totalmente normal não ingerir frutas diariamente.
2- Me acomodei sem serviço e ao invés de fazer mais comidas saudáveis, comecei a ingerir mais bolachas, refrigerantes e salgados.
3- Nunca fui a tantas festas e aniversários! E como sempre, ingeria muitos docinhos, bolo confeitado, salgadinhos e se desse ainda levava um pouco para casa para comer no dia seguinte.
4- Recebemos mais visitas em casa esse ano do que de costume! E aí mamãe compra muita coisa para essas visitas, incluindo bolos, roscas e salgadinhos e você não resisti e se entope de tudo o que vê pela frente. Em uma dessas visitas, veio meu tio que mora no sul do país e ele trouxe bolachas caseiras, rocombole, salgadinhos que só existem lá! Não resisti mesmo.
Minha alimentação atualmente (erros): Precária, assim descrevo.
-1º ponto: cade o café da manhã? Um leite já me basta, mas isso é errado. Além de estar ingerindo calorias insuficientes, falta carboidrato para auxiliar no café da manhã. Esse ponto é importante salientar pois como trabalho três vezes por semana de manhã, sempre ingiro pão francês (sem miolo) com manteiga e chá mate no próprio serviço. Mas e os outros quatro dias da semana? Primeiro ponto para mudar! Erro anotado.
-2º ponto que observei foi a falta de frutas diárias. Seria ótimo ingerirmos três frutas por dia, mas percebi que passava mais de uma semana sem comer alguma fruta. Erro muito grande. Em relação as verduras, não mudou. Continuei ingerindo duas vezes ao dia e minha janta sempre é composta por comida mesmo, nada de lanchinhos. 
-3º ponto: parei de comer feijão. Porque de repente meu gosto mudou e não gosto muito de feijão como antes, um grande mistério. Estranho, mas foi assim! O arroz e o feijão juntos compõe um prato muito nutritivo e saudável. Preciso comer feijão uma vez ao dia! 
-4º ponto é que comecei a comer mais fora de casa e quando saio, nunca é arroz com feijão e opto por lanches, frituras, pizzas, batata frita, refrigerantes. Outro errinho aí não é mesmo? Vou começar a escolher mais o que ingerir fora de casa.
-5º ponto, é que muitas vezes estava fazendo apenas três refeições por dia, sendo que o correto são no mínimo quatro. E por último preciso dizer que não me alimento com porcarias todos os dias e só que a frequência disso aumentou muito em relação a como me alimentava anteriormente a essa bagunça. E em 6º ponto, o sedentarismo. Não sei o que vou fazer para mudar isso, mas pretendo mudar!
Meu sistema imunológico está fraco, pois só esse ano minha rinite atacou duas vezes, não sinto meu corpo tão ágil como antes, ando muito preguiçosa, e hoje escrevendo esse post me recupero de um quadro de diarreia(palavra feia para um post mas tá valendo) e dor no corpo pela segunda vez em nove meses, que me impediram de postar aqui e de fazer outras coisas, como trabalhar e me alimentar bem.
Não que esses motivos todos justifiquem meus maus hábitos alimentares pois é preciso saber o quanto ingerir e quando. Mas esses motivos facilitaram com que minha alimentação ficasse totalmente desregulada e errada. Culpa minha, eu bem sei disso. E sabem porque tomei essa decisão? Pois fiquei doente novamente(como dito anteriormente)! Acordei para isso, ainda bem!
Farei lindamente minha reeducação alimentar, e já estou pensando em cada detalhe e claro que irei fazer post aqui. E desculpem pelo post gigante, e parabéns para você que leu tudinho.


Acompanhe o blog também em:
Veja mais posts sobre:




postado com amor por
  • Comente pelo Facebook!

    14 Comentários

    1. Me identifiquei muito!! (E sou vencedora! haha)
      Depois que eu parei de trabalhar fora e comecei cozinhar todos os dias eu emagreci 30kg, sem dieta e sem privação. Apenas comendo comida de verdade no lugar das porcarias que eu "almoçava" no trabalho e diminuindo drasticamente o refrigerante. No fim do ano passado consegui abolir totalmente a fritura, mas ainda peco nos queijos e requeijões da vida. E doce, claro. Andei refletindo sobre isso também e já me programei para começar na próxima semana o projeto "segunda sem carne". Fui vegetariana por 2 anos quando adolescente. Hoje não conseguiria largar totalmente a carne, mas acho que esse projetinho pode me ajudar a inserir uma quantidade maior de verduras e frutas na minha alimentação. E pretendo acompanhar o blog (que conheci agora) pra tirar umas ideias de lanches saudáveis. <3

      Yagami Nana

      ResponderExcluir
    2. Caraca, realmente a sua alimentação era muito boa!!! Os fatores que fizeram você se alimentar ruim fazem sentido, eu tenho altos e baixos, tem momentos que fico louca por besteira, e outras que consigo fechar a boca.
      Também tenho que fazer uma reeducação alimentar, eu estava super bem no início do ano, até emagreci 6kg, SIM, 6KG, e estava tentando ganhar massa muscular então comia feito um boi, mas só comida saudável e de 3 em 3 horas, sem contar que ia sempre na academia ):

      Beijos, Love is Colorful & Sorteio Lentes para Celular

      ResponderExcluir
    3. Nossa Cá, passo pela mesma coisa. No caso, nunca me alimentei bem na vida. Nunca gostei de verduras, comecei a comer cebola, tomate e pimentão (se estiverem misturados na comida) a um ano e meio atrás, de frutas eu até gosto, mas se tiver um biscoito por perto, prefiro eles. Tenho 18 anos e nunca pesei 50 kg, já fui pra nutricionista e tudo, mas a dieta é tão regrada que eu cansei e desisti de vez. A faculdade fora também atrapalha, eu saio antes do juntar e quando chego na facul, como só bobagens. Enfim, minha alimentação é essa loucura de sempre e eu costumo dizer "Sou assim a 18 anos e não morri", horrível, né? A gente não pode brincar com essas coisas e toda semana eu tenho crise rinite :(
      Espero que você consiga mudar seus hábitos e escrever vários posts incentivando pessoas como eu a mudar também. Beijos!

      www.chuvadejujubas.blogspot.com

      ResponderExcluir
    4. Eu tô precisando urgentemente de uma reeducação também. Pela manhã, só tomo café e às vezes nem janto. Lanchinho da tarde? Que nada. Frutas então... Ô tristeza. Vou considerar esse post como uma inspiração. Preciso urgentemente mudar, porque já estou sentindo os efeitos, inclusive, na pele. Boa sorte pra gente!

      ResponderExcluir
    5. Adorei o post, eu tb estou fazendo a reeducação é mto boa para o nosso corpo

      Bjss

      www.adrianequaresma.com.br

      ResponderExcluir
    6. Amei o post flor!
      É tão dificil seguir tudo certinho ne?
      beijos

      http://monamakeetal.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    7. Oi, tudo bem?
      Também trabalho em um lugar onde não tem geladeira. Então pela manhã consumo leite com alguma fruta e a noite, faço um suco com elas. E tenho uma lancheira térmica e carrego comigo 5 refeições (#ficadica).
      Arroz com feijão eu como todos os dias, pelo menos uma vez! #amo e mamãe que faz né? Não resisto! Mas, inclusive quando como fora, sempre tem arroz e algum tipo de feijão.

      O que eu peco é no consumo de água. Bebo só uma garrafinha e um copo antes de dormir.

      Estou aqui na torcida para que consiga!

      bjOO


      Blog Breshopping da Dany
      SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
      Instagram: @breshopping_da_dany
      Twitter: @brechodanylins

      ResponderExcluir
    8. Area da saúde sempre é bem cobrado, deve ser meio complicado lidar com essa pressão né!
      Eu nunca consegui viver sem fruta e sem atividade física acredita?
      Claro que como besteira também, até pq ninguém é de ferro né!!!!
      beijinhos, Rê
      http://blogsonhosdeverao.com.br

      ResponderExcluir
    9. Eu me identifiquei muito com você, mas não que eu tivesse a melhor alimentação do mundo, mas me deixava levar pelos altos e baixos, alguns baixos que nem eram tão baixos assim como provas da faculdade ou até mesmo a tpm e me deixava levar.
      O importante é não deixar que isso te afete e se cuidar mais, saúde é algo muito importante
      Beijos, Um Mundo Em Duas 

      ResponderExcluir
    10. Puxa Camila, sinto muito por você estar nessa situação.
      Nunca é tarde para mudar os hábitos. Eu costumo tomar café da manhã, no lanche antes do almoço como maçã ou barra de cereais, almoço, depois em casa tomo um lanchinho com pão e janto. Tomo bastante água que ajuda limpar o organismo.
      Boa sorte pra vc.
      Big Beijos
      Lulu on the Sky

      ResponderExcluir
    11. Meu Deeeeeeeus, tenho que mudar muita coisa na minha alimentação, muita mesmo! hahaha
      Eu não como fruta, é bem raramente, faço três refeições por dia e como muita besteira! Direto e reto eu passo mal! Além de ingerir muito refrigerante, principalmente nesse calor, sou fã de uma coca geladinha! hahahaha mas acho que agora vou começar a mudar isso, não vai me fazer bem de jeito nenhum!

      Beijos,
      rodoviadezenove.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    12. impressionante como nossa alimentação reflete em tantas outras coisas como disposição, doenças etc, é complicado mas temos que tenta nos alimentar melhor pelo nosso proprio bem de varias formas

      www.tofucolorido.com.br
      www.facebook.com/blogtofucolorido

      ResponderExcluir
    13. Preciso mudar minha alimentação para ontem, adorei seus textos, essa é a terceira vez que venho dá uma passadinha por aqui, sempre caprichando nos post. Bjus

      http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Eu me identifiquei em todos os pontos. tenho levado uma alimentação péssima e fico doente muitas vezes no ano. O jeito é tentar aos poucos reeducar o estomago e comer coisas saudáveis.
      Beeeijos!
      Livros, Amor e Mais

      ResponderExcluir

    Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.