Pesquisa







Quem ai já dividiu uma casa ou apartamento com alguém além da família, sabe que não é muito fácil. Mais difícil ainda é quando a pessoa não tem o mesmo ritmo de organização e limpeza que você. É preciso muito paciência e tolerância para não perder as estribeiras e sair xingando. Já moro longe dos meus pais há quase cinco anos, então imaginem que tenho uma larga experiência em assuntos de morar sozinha e muita firmeza para escrever esse post. E organização é um dos meus temas favoritos, dá para perceber né? Vamos conferir?

1- Deixar a louça suja
Não deixe a louça suja. Se sujar, lave em seguida. Principalmente se a pia for muito pequena, isso vai impedir da sua colega preparar o almoço e lanches.
2- Ligar o som alto
Ninguém merece quando há barulho, principalmente quando se está estudando. Por isso, quando for ligar o som, verifique se sua amiga está de acordo com isso no momento. Respeite. 
3- Levar amigos sem avisar
Imagine você na sala á noite de pijama vendo televisão, e de repente sua colega chega com um amigo. Isso é bem chato. Não custa nada mandar um whats ou um sms avisando que está indo para casa com um amigo. Sua colega irá ficar chateada por se expor assim para alguém que não conhece.
4- Pegar coisas emprestadas sem pedir
Isso é desagradável. Jamais faça isso, mesmo que a sua colega deixe claro que não liga. Quando quiser algo emprestado dela, mesmo que seja algo que fique na sala, peça a ela. Vai economizar futuras brigas.
5- Não ajudar na limpeza
A limpeza deve ser dividida. Você sabe que casa se precsia manter uma limpeza. Então, sempre faça sua parte na limpeza. E o que sempre costumo pensar e fazer é: quando for fazer, faça bem feito, ou não faça. Limpeza acumulada causa estresse e acaba prejudicando todos que moram na casa, inclusive você.
6- Deixar bagunças espalhadas pela casa
Nada de deixar coisas suas jogadas pela casa. Em seu quarto, tudo bem. Mas em áreas comuns como sala e cozinha, evite. Sempre é melhor prevenir, do que ter que ouvir alguém chamando sua atenção.
7- Perturbar no horário de dormir
Depois de um dia cheio, queremos apenas deitar em nossas camas e descansar não é mesmo? Então, respeite o horário de dormir de quem mora contigo, mesmo se ela for dormir muito mais cedo. Nada de ficar batendo as coisas, ligando som e falando alto no telefone.
8- Não ajudar na manutenção dos móveis e eletrodomésticos
Para conservar os móveis e eletrodomésticos, é necessário higienizar a cada utilização e não apenas cuidar para não estragar. Se forem seus, você já sabe que precisar conservar. Mas se eles não forem, aí o cuidado é dobrado pois o prejuízo caso haja quebra, virá e te prejudicará. Ajude, simples assim.


Com certeza, a dica mais importante é: Respeite. Respeite os limites de cada pessoa, ajude sempre que puder, não arrume confusão. Tudo vai ocorrer muito bem.
Gostaram do post? Vocês podem ficar a vontade para dar dicas de posts aqui viu galera?


Acompanhe o blog também em:




postado com amor por
  • Comente pelo Facebook!

    30 Comentários

    1. Isso vale para recém casados também viu! Deixar louça suja e não ajudar na limpeza é o que me deixa mais brava rs
      Beijos! =**

      ResponderExcluir
    2. Ótimas dicas Camila, se cada um fazer sua parte, tudo fica melhor.
      Eu só morei com meus pais, nunca dividi com ninguém, agora casada, nos damos muito bem com respeitar o espaço de cada um.
      Beijos!!!

      http://blogdaandy.com/

      ResponderExcluir
    3. Eu sempre quis morar com alguma amiga porque meus pais nunca entenderam que eu preciso do meu espaço e com certeza esse post é uma ajuda à todos que querem assim como eu morar sozinha ou dividir um apê.

      www.viajantedosonhos.com

      ResponderExcluir
    4. Coisas básicas, mas fundamentais para se conviver junto.
      Boas dicas Cah!
      <3

      http://www.elosnohorizonte.com

      ResponderExcluir
    5. Adorei as dicas. Serve também pra quem vai passar as férias na casa de alguém! Haha
      Essencial... Beijo

      www.iamcamilakellen.blogspot.com
      *Rumo aos 100 seguidores

      ResponderExcluir
    6. Ótimas dica, Ca! Meu primo mora na casa da minha avó e não segue nenhum dos itens, é difícil =/
      Beijos!
      www.blogisaedani.com

      ResponderExcluir
    7. Realmente, tudo isso é necessário mesmooooo! Música alta, televisão alta...ninguém merece né? Bagunça, louça suja...realmente deve-se ter consciência! Suas dicas foram ótimaaaas! Ameei!
      Bisousss,
      www.pequenomuffin.com.br

      ResponderExcluir
    8. É complicado morar juntos, comecei a morar com o meu namorado esse ano, e cada um tem sua mania é complicado, discutimos muito no início, de vez em quando ainda tem uma briguinha ou outra hahah!

      Beijoos, Love is Colorful

      ResponderExcluir
    9. Adorei o post Camila! Estou me planejando pra ano que vem sair de casa, e sei que vou precisar dividir um local com alguém pra aguentar as despesas... já tinha uma noção básica de como conviver bem com colegas de casa, mas sempre é bom receber dicas de quem já tem mais experiência nesses assuntos. Obrigada. :D

      www.quaseatoa.com

      ResponderExcluir
    10. ah, é principalmente uma questao de respeito e bom senso né! que pena que nem td mundo pensa dessa forma

      www.tofucolorido.blogspot.com
      www.facebook.com/blogtofucolorido

      ResponderExcluir
    11. Nunca morei com outras pessoas além da minha família, mas isso é o tipo de coisa que não se devia fazer nem com quem é "de casa" né? haha!
      Beijão

      www.cantinhodeideias.com.br

      ResponderExcluir
    12. Oi querida ♥
      Nossa, quanta coisa hein!? Que coisa mais difícil, hein!?
      Deve ser muito difícil mesmo dividir a casa. :P
      :S
      Algumas coisas são simples, como lavar sua louça e não deixar coisas espalhadas, mas algumas coisas deve ser difícil de lembrar o tempo todo. Viver sobre essa pressão.
      Mas concordo com tudo que dissestes! Não pode criar situações de desconforto ou algo assim...
      Beijinhos ♥

      Pink CupCake | Fanpage

      ResponderExcluir
    13. Gente, adoro posts assim. Ainda moro com minha mãe, mas daqui há uns anos já vou ter que arrumar meu cantinho, e talvez eu até tenha que morar com alguma amiga um dia, ou seja, esse post foi bem útil. Apesar de eu já ter consciência dessas coisas pois sempre que vou fazer algo me coloco no lugar da outra pessoa, é sempre bom para você saber se aquilo irá chatear ou não :)

      Beijocas!

      Meninas Quase Invisíveis

      ResponderExcluir
    14. Muito legal o post, cada um tendo consciência do que faz quando se divide uma moradia tudo fica ótimo né?

      Beijocas,

      www.nossoglamour.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    15. Camila, muito legal ver essas dicas pois elas valem também pros casais. Respeitando o espaço do outro se vive bem melhor.

      ResponderExcluir
    16. São regras de convivência, né? Acima de tudo é ter bom senso, isto é extremamente essencial para uma boa saúde social.
      Beijo da pirralha ^.~ Sua visita é muito importante para mim!
      Montada no Estilo | www.montadanoestilo.com.br

      ResponderExcluir
    17. Estou neste momento copiando este link e o enviando ao meu namorado, porque né, MESTRE JEDI da bagunça. hahahaha Realmente, uma das coisas que mais me deixam irada, é bagunça pela casa e louça suja na pia, dou palestra sobre isso aqui em casa, mas... sabecomoé

      uhAUHAUHAUHAHU
      adorei o post!

      Meninices da Vida

      ResponderExcluir
    18. Boas dicas que você compartilhou, pois como vivemos numa sociedade, não podemos s´p pensarmos só no nosso umbigo, temos que ajudar para numa outra oportunidade ser ajudado, essa ajuda que prestarmos tem que ser de bom grado e sem esperar nada em troca ou ficar cobrando essa ajuda.

      Arthur Claro
      http://www.arthur-claro.blogspot.com

      ResponderExcluir
    19. O engraçado é que essas dicas são de atitudes normais e de respeito com o outro, mas tem gente que esquece disso!

      Beijos, Jell e Marcelo
      www.urbanoeretro.com.br

      ResponderExcluir
    20. ótimas dicas pois asim o ambiente fica melhor e não tem brigas desnecessarias, temos que aprender a respeitar os outros e sermos responsaveis
      http://surejustnot.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    21. Já morei com outras pessoas da família, mas não dá! Eu sou muito chata com organização e limpeza, e não consigo conviver com gente que não tenha o mesmo ritmo que eu. Eu acho que uma coisa é você trabalhar com pessoas assim. Eu entendo e fico de boa com relação a isso, mas morar é diferente. Exige muita reciprocidade.
      Mas é claro que quando você mora com outras pessoas (até mesmo seus próprios pais) é necessário a divisão de tarefas e manutenção da casa.
      Realmente, suas dicas são super úteis. Bom senso é sempre muito bem vindo!
      Beijos!
      http://jessicamblog.com

      ResponderExcluir
    22. Oi, Camila...que bacana essas dicas.
      Eu ate o momento não dividi a casa com amiga, mas logo que li a frase estar no sofá de pijama e amiga chegar com gente sem avisar ...haim me vi eu enfiada debaixo de um travesseiro com vergonha kkkkkk
      è sempre bom as pessoas terem um bom senso e ajudar afinal, a residencia precisa ser algo agradável e limpo.
      Beijos.
      Gurias Gata

      ResponderExcluir
    23. Torcendo para que as pessoas que fazem todas as coisas acima encontrem esse post. E que a gente ensine também. Muitas pessoas simplesmente repetem as ações sem se dar conta, ou às vezes folgando mesmo. Uma coisa que eu não suporto é deixar o banheiro sujo ou com as coisas espalhadas. Banheiro é um lugar sagrado dentro da casa, acredito. Ótimas dicas, Camila :)

      ResponderExcluir
    24. Não lavar a louça suja na minha opinião é o pior... Deixamos a pia limpinha, tudo organizado e a pessoa me usa um copo de deixa la... Isso mata.. rsrsrs.. Acho fundamental, sujou limpou! Ajuda a manter tudo organizado por mais tempo... Adorei o post'

      Beijos '-'
      www.casacontece.com

      ResponderExcluir
    25. Dicas muito importantes! Eu moro com meu pai que é idoso, enão tem aqueles horários estranhos de tirar mini cochilos durante o dia e passar a madrugada acordado fazendo barulho... aff! Mas pai é pai né?

      http://alinenomundo.com.br

      ResponderExcluir
    26. Muito bom esse post, Camila! Vou até mostrar pro pessoal que mora comigo porque acontece de tudo: louça suja, casa suja, som alto mas ninguém nunca quer assumir seus erros, né! Saudades daqui <3

      Blog: Café Com Babis

      ResponderExcluir
    27. Olá Camila,

      Gostei demais das dicas, o diálogo e respeito são fundamentais.....abraço.

      devoradordeletras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    28. E até hoje eu pensava que o problema era comigo!
      Adorei as regrinhas de convívio, seria bacana que muita gente conhecesse.
      Xerim :)
      Visite o TL: http://www.trilouca.com/

      ResponderExcluir

    Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.