Pesquisa








Título: Estudo independente /Autor: Joelle Charbonneau /Editora: Única /Páginas: 320 /Classificação: 5/5
Mais difícil que fazer resenha do Teste, é fazer uma dessa continuação impecável. Com toda a certeza do mundo posso e devo dizer que essa autora arrebenta. Simples assim. Para quem quer saber o que achei e como a história acontece no primeiro livro, vem aqui que conto tudinho.
Para refrescar a memória, a historia se passa depois de acontecer uma grande guerra e devastar o mundo. Os sobreviventes tentam reconstruir o país e para isso, contam com um Teste para escolher pessoas que possuem inteligência e habilidades que possam ser usadas a revitalizar e transformar o país. Esse teste faz com que os melhores líderes sejam destinados ás melhores ocupações e entrar para a Universidade.
Em Estudo Independente, nos deparamos com Cia entrando em seu primeiro dia na Universidade, junto com os sobreviventes do Teste, dentre eles, seu amor, Tomas. Cia vê tudo muito normal, mas conforme os dias vão se passando, suas memórias do teste começam a voltar. Em desespero, ela se questiona se esses sonhos e lembranças serão mesmo reais, pois se lembra de cenas de mortes e terror. Durante o Teste os alunos são submetidos á prova de sobrevivência e só os fortes e inteligentes chegam ao final. Para as mortes e torturas que acontecem durante os quatro níveis do teste não vierem á tona á Presidente, logo após o término, todos os alunos sobreviventes são submetidos a um processo de queima de arquivo. Os oficiais do teste os submetem a um processo que deleta toda a memória deles e deixa apenas as boas vividas no teste. Mas Cia começa a descobrir e a desvendar quem são as pessoas por trás das mortes e das atrocidades que os alunos tem de passar para sobreviver. 
"O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é quase tão importante quanto a realidade." pág 20
 (foto por Camila Mabeloop)
Antes de realmente ingressar em seu primeiro dia de aula, Cia fora designada, com alguns colegas, a uma posição que a deixou muito chateada de início: Estudos Governamentais. Cia almejava ajudar o país com seu conhecimento em Engenharia Mecânica! Mas seu desempenho durantes os testes fora tão grande que os professores a encaminharam para esses estudos. Já em seu prédio e aposento dos calouros de Estudos Governamentais, Cia e seus colegas recebem um chamado para que todos se apresentem, se separem em grupos de quatro pessoas para começar mais um teste: A Iniciação (tipo uma brincadeira para calouros, mas não se deixe enganar)! Suas aulas começam daqui a uns dias, mas antes eles precisam ser testados novamente. Durante mais esse teste Cia mostra liderança, inteligência e uma intuição que chama a atenção da sua coordenadora e do Dr. Barnes, mas isso não é muito bom. Alerta seu veterano Ian. Então, quem passar e tiver bom desempenho nessa iniciação, terá os melhores estágios. Cia, mais uma vez se destaca e começa a estagiar com a Presidente do país, Collindar, em seu gabinete. Chamando mais atenção ainda dos maldosos.
Começa então, uma luta por justiça, aliada com algumas pessoas para tentar tirar o cargo do Dr. Barnes (líder do teste). Uma luta para, um dia, voltar e rever sua família que deixou em sua Colônia Cinco Lagos e mudar totalmente os princípios do teste.
Esse livro é ainda mais forte e envolvente que o primeiro. A autora nos trás uma riqueza de detalhes que me tiraram o fôlego em todos os capítulos. A cada capítulo temos ação, suspense, amizade e leveza. Tudo junto. Tudo me fazendo ansiar para ver a continuação. Cia está ciente de que suas suspeitas do teste e de tudo o que seu pai contou-lhe e alertou, está correta. 
No primeiro livro, muitas coisas ficaram sem respostas e isso me deixou curiosa mas ao mesmo tempo inquieta e queria mesmo que ela respondesse tudo no segundo livro. E não só conseguiu responder, como me deixou com mais perguntas e tenho certeza que a autora irá responde-las no terceiro livro. E aqui, escrevendo essa resenha, sem querer soltar tantos spoilers, podem até achar a história sem nexo, mas não. Não seria justo soltar inúmeros spoliers aqui. O livro termina com um gosto tremendo de quero mais.
O que dizer da escrita surpreendente da autora? Joelle é incrível, cativante, surreal. Com certeza é o tipo de livro que você devora rapidamente. E agora o terceiro livro, 'A Formatura', será lançado pela Editora Única em Outubro. Se estou ansiosa, claro que não. Estou desesperadamente desejosa. 

Gostaram da resenha? Já conheciam esse livro?

Acompanhe o blog também em:

Comente pelo Facebook!

30 Comentários

  1. Oie, tudo bem?
    Não conhecia nenhum dos dois livros Camila, achei muito interessante!
    beijinhos

    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
  2. O gênero é distopia?
    Eu adorei a resenha e nunca tinha ouvido falar em nenhum dos livros.. Achei bem interessante!

    tofalandoisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha visto esse livro, mas gostei bastante da resenha que você fez sobre ele.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Camila que blog mais lido, estou encantada.. rs
    Passa lá no blog, to retornando com ele =D

    Beijos
    www.tudodmenina.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha Camila. Já tinha lido uma mas ela não tinha despertado nenhum interesse em mim, já a sua fez isso! haha
    Beijoo,

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  6. amei a resenha beijos Cah
    http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, o livro parece ser incrível. Adorei sua resenha, pelo jeito está apaixonadíssima pela história rsrs

    www.princedreamer.com

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não comecei a ler a trilogia, mas essa tem sido umas distopias mais elogias pela blogosfera a fora. O primeiro livro esta aqui me esperando KKKKKKKKKKKKK espero ter tempo de começar logo.

    Beijos,

    Lendo & Esmaltando

    ResponderExcluir
  9. Eu não conheço essa serie de livros hahah mas me interessei bastante pela história, com certeza vou procurar ( mais um para a lista dos que tenho que procurar hahaha)

    Beijos,

    rodoviadezenove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite genti lindaaaa ... hoje tem postagem nova no Blog alto Estilo ... vale a pena conferir Os Tops Blogs de moda do brasil pela Signature9 internacional.

    http://blogaltoestilo.com/2014/09/29/tops-blogs-do-brasil/

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não li a resenha, pois não queria spoiler sobre o livro, já que ainda pretendo ler o primeiro! kkk Tenho muita vontade de ler esses livros, porém ultimamente o que ando mais lendo são livros da faculdade! rs

    www.decifrando.com

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia esses livros, não li o primeiro também. Fique interessada, quem sabe quando eu tiver um tempinho pra ler vou comprá-los. Beijos <3

    www.keithpappen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante da resenha, ainda não tinha ouvido falar deste, mas do Teste sim.
    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  14. O livro é muito interesante, a resenha ficou ótima fiquei curiosa,Camila tem sorteio lá blog se você quiser participar fique a vontade beijos.
    http://lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/2014/09/sorteio-da-linha-avora-vive-amino-shock.html

    ResponderExcluir
  15. bem bacana o livro, ainda nao conhecia e ja fiquei bem curiosa pra ler!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, mas gostei da resenha :D
    Bjss

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
  17. Não sou muito fã de livros que tem haver com guerra, eu estou procurando algo mais fora do padrão.Beijos

    www.brendacaroline.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ollá Camila ^^
    Que legal o livro, gostei bastante *o* e também gostei muitíssimo da capa ♥
    Vou marcar ele na lista de futuras compras :D

    Beijoxxx.
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Ola tudo bem ? Me chamo Raquel Watanabe, sou fotógrafa e possuo um site/blog aonde publico meu trabalho ! Gostaria de saber se aceita parceria ? Aguardo seu contato ! http://www.raquelwatanabefotografia.com.br/
    Att Raquel Watanabe

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha!!
    Estão falando muito bem desse livro! Já está na minha lista!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  21. eu sei como é difícil falar de um livro que a gente gostou mt sem liberar spoilers, haha. achei interessante a história, até pq adoro distopias. :D
    beijo www.portefeminino.com.br

    ResponderExcluir
  22. eu estou esperando entrar uma promo pra comprar, sou muito curiosa em ler esses livros, ouvi falar mto bem deles tb *o* fora que adoro histórias desse tipo, é mto a minha cara!^^
    amei a resenha, Ca

    beijo

    Talita
    http://cerejarocks.com/

    ResponderExcluir
  23. Eu comprei o meu na bienal mais ainda não tive a chance de ler, mais estou louca louquinha
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Flor, pela capa eu achava que esse livro seria similar a jogos vorazes! Mas, quando li sua resenha vi que é bemmm diferente! Estou pasma e morrendo de curiosidade! Entrou pra minha lista!
    Beijinhos ♥
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  25. Eu estou louca para ler esse livro,e quero!ahahahha Eu sei que não pode julgar o livro pela capa,mas essa capa além de chamar atelção é maravilhosa,eu quero muito ler!ahhah...Amei o blog,seguindo!!
    Beijos l @dessamoura_
    Andressa Moura Blog - perfil

    ResponderExcluir
  26. Nunca ouvi falar, parece ser bom mesmo. A capa é maravilhosa! <3

    Beijos
    www.estilodiwa.com

    ResponderExcluir
  27. não conhecia o livro ainda, mas parece que você realmente gostou dele, vou dar uma foleada com certeza :)

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Nossa nunca tinha ouvido falar :O
    mas pela resenha parece ser ótimo agora estou com vontade de ler
    curiosidade bateu aqui hahaha
    adorei a dica !
    super beijo *

    http://papo-deamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Ótima resenha! Parece ser um livro realmente bem interessante. Mas no momento to na vibe de livros mais 'água com açúcar' hahaha
    Beijos!
    morandocomele.com

    ResponderExcluir
  30. Eu ganhei este livro, porém não consegui ler ainda..

    Beijos
    www.dreamsam.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.