Pesquisa







Tempo. O que mais ouço hoje em dia é sobre a falta dele e das coisas que somos impossibilitados de fazer. Depois de muito sentir e de muito pensar, cheguei á simples conclusão de que somos muito bobos em relação a isso. Primeiro pois o tempo somos nós que fazemos, e segundo pois o tempo é abstrato. Não podemos tocá-lo nem vê-lo, mas podemos transforma-lo como quisermos. Não é incrível isso? Mais lindo ainda é que sem o tempo que corre, nos perderíamos. Entendo que muitos que estão lendo esse post fazem milhares de coisas durante o dia e fica realmente muito difícil de conseguir tempinho extra. Mas vai por mim: há tempo para tudo durante o dia. O que venho notando em mim e nas pessoas ao redor, é que gastam tempo demais com coisas que não deveriam dar tanto valor assim. Fazemos coisas demais, e temos que parar com isso de uma vez por todas. Ser feliz e fazer o que amamos devem ser prioridades, e o resto? Bom, o resto não deixa de ser só resto. E hoje trago dicas valiosas de como organizar o tempo para uma das coisas mais deliciosas do mundo: a leitura Espero que gostem e que esse post ajude a todos.
(créditos na imagem)
1- Determine dias certos para a leitura
Não consegue ler todos os dias? Determinei os dias. Pode escolher pelo método dia sim dia não, ou dias específicos como: quarta, sábado e domingo. Os dias, assim como os horários ,são muito pessoais e deverão ser de acordo com sua rotina.
2 - Estipule tempo de leitura
Estipule um tempo aceitável pelo seu organismo. Pode ser de quinze minutos e até de mais de uma hora. Tudo depende de como você estará, seu ânimo para ler. O interessante de estipular tempo, é que você garantirá que seu organismo não sobrecarregue, o deixando mais disposto para continuar a rotina do dia. Não importa se seu tempo parece pouco, o importante é ler.
3-Tenha disciplina para cumprir dias e horários
Mais importante do que ter uma rotina de leitura, é ter disciplina. Não conseguirá nada sem determinação e muita disciplina. Esse item se relaciona totalmente ao item número quatro.
4- Não procrastine
O que dá para fazer hoje, então faça logo. Assim funciona com a leitura. Não deixe um capítulo para amanhã sendo que pode lê-lo hoje e agora.
5- Leia um livro por vez
Nada de loucuras não é mesmo? Se não tem tempo, leia um livro por vez. Não adianta nada ler vários livros ao mesmo tempo sendo que para cada um você vai demorar meses para terminar. Lembre-se: melhor qualidade a quantidade.
6- Observe sua rotina e veja suas brechas
Gosto de usar a terminologia 'brecha'. Vou explicar: nesse caso brecha se encaixa nos intervalos entre as atividades rotineiras. Quero que nessa etapa você observe e anote tudo em sua rotina de estudo e trabalho: dias, horários, tempo de folga, horas extras, trabalhos, provas, metas, e tudo o que fizer. Nada pode ser esquecido. Muitas pessoas possuem duas horas de folga durante o almoço e a maioria delas não usa esse tempinho extra da melhor maneira. Que tal pensar em cada folguinha durante o dia e observar seu tempo? Anote sua rotina para não se perder.
7- Alterne entre gêneros literários
Quem nunca teve uma ressaca literária? Para quem tem uma rotina pesada e precisa sempre estar leve, é importante alternar os estilos de livros para não ficar com a cabeça pesada e largar mão da leitura.
8- Nunca esqueça o livro em casa
Tenha em mente que você precisa deixar seu livro na bolsa/mochila sempre. Nunca se sabe quando vai ficar horas sem fazer absolutamente nada e nada melhor que ter um livro como companhia. Isso também cabe certinho para tempos de ida e volta do serviço/faculdade/escola.
9- Se desligue da tecnologia
Quantas vezes deixamos páginas de lado para ficar papeando a toa no whats app, no facebook? Hoje é quase impossível se desligar da tecnologia, mas por alguns minutos isso é extremamente saudável e nos convida a ler cada dia mais. Ao invés de em suas brechas você ficar online, que tal ler mais um capítulo? Vai ver como sua leitura irá render muito mais e ficará muito feliz em perceber que terminou um livro em menos tempo do que o esperado.
10- Tenha uma noção de quanto tempo você gasta em cada página
Alguns até diriam que isso é frescura, que parece coisa de louco ne? Mas não. Quando não se tem quase nenhum tempo para ler, é necessário conhecer seu ritmo e cronometrar quantos minutos se leva para concluir uma página. Vamos supor que possui uma hora de intervalo. Você irá almoçar em vinte minutos, pretende descansar mais quinze minutos e os vinte e cinco minutos restantes dedicar a leitura. O que conseguirá ler nesse tempo? É importante saber, vai por mim. 

Gostaram das dicas? Qual dica acrescentaria? Fala aí nos comentários... Ha, e se você tem um blog, não se esqueça de marcar os quotes para a resenha viu?

Acompanhe o blog também em:
postado com amor por
  • Comente pelo Facebook!

    42 Comentários

    1. Oi, Camila.
      Adorei as dicas, me considerava até o começo do ano uma pessoa bem organizada com a leitura, mas ultimamente ando bem desorganizado e isso acaba interferindo e muito no andamento das leituras, adorei as dicas, vou tentar por em prática. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. é Cah. eu preciso organizar melhor meu tempo de leitura..
      As vezes passo horas lendo .. seguido. As vezes não leio "nada".

      Ou seja, é bom mesmo criar uma rotina literária rs

      www.kamiladel8.com

      ResponderExcluir
    3. Camila adorei as dicas, e eu já me organizo bem quanto a leitura, e sempre levo um livro comigo e quando esqueço fico nervosa porque as vezes o lugar tá um tédio e eu poderia ler para distrair kkk

      Beijos,
      Carla (Blog)

      ResponderExcluir
    4. Oi, Camila
      Adorei o post.. realmente ando sem tempo para a leitura mesmoooo, dicas super valiosas !! Preciso colocar minha leitura em da!!!

      Bjokas e bom início de semana,
      Sheyla.
      http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Adorei as dicas Camila liinda! Eu geralmente leio muito nas férias porque é onde sobra mais tempo pra não fazer nada kkk ai né :P Adorei o post e seu blog lindona eu amei esse desenho da bonequinha do seu blog ♥ Beijoooos lindona ♥
      http://todadivosamakeup.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Eu preciso me disciplinar a encontrar brechas. Porque tem, sempre tem tempo, basta a gente garimpá-lo rs.

      E tem tantos livros para ler ainda :/

      Boas dicas Cá!
      Beijos

      ResponderExcluir
    7. Adorei! Faz um tempo que não estou lendo nada por falta de tempo. :(

      ResponderExcluir
    8. Não acho que a leitura deva ser algo disciplinado, porque o tempo que você vai perder estipulando horários e etc é o seu tempo de leitura. Sempre leio em casa quando tenho vontade, mas acho que os melhores lugares para se ler são nas filas de espera.
      http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Olá Camila, bom se eu falar que não tenho tempo para ler estarei mentindo rs. Essas dicas são bem valiosas para quem não tem tempo eu costumo ler de madrugada, quando termino minhas atividades da escola e no intervalo só eu sei como a tecnologia atrapalha na leitura.
      stuck-onthepuzzle.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    10. Super dicas Cáh. Realmente depois que abandonei um pouco o facebook, conseguir ler mais. Cronometrar o tempo de leitura, é uma dica importante também, outra coisa que faço, é ouvir música ao ler, ajuda muito.
      Belo post. Sucesso!

      Beijos
      Ane
      www.aaconchego.blogspot.com

      ResponderExcluir
    11. Gataaaaaaaaaaaaaaa!!!!
      Que bacana seu post.
      Vou imprimir e colar na porta do meu armário hahahhahah adorei, sério!

      Obrigada pelas dicas. Preciso todo dia tomar um gole de disciplina pq como vc falou, nada do cronograma vai dar certo rsrsrsrs

      Mil bjoooooosssss

      ResponderExcluir
    12. Adorei as dicas e é bem isso mesmo viu, eu não consigo de forma alguma ler muitos livros de uma vez, gosto de me entregar por completo em uma história e pensar nela o dia todo esperando a próxima vez que vou ler!

      www.decifrando.com

      ResponderExcluir
    13. muito boa as dicas Camila, eu fiz uma meta do ano, 1 livro por mê e tô seguindo direitinho, em julho e agosto li 2 livros no mês o legal é q a gente pega gosto e não quer mais parar!

      byanak.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    14. Adorei o post <3 Eu tenho tido tempo para ler apenas no ônibus, mas amei as dicas!
      Beijão,

      Coisa da Lud

      ResponderExcluir
    15. O tempo é precioso e a gente tem que dar mais valor a ele.
      Boas dicas, não sou fã de leitura, mais lê sempre é bom.
      Ficou chiquérrima!
      Sucesso,

      http://umamineirasonhadora.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    16. Eu sempre levo um livro na bolsa, porque sei que, alguma hora, vou precisar dele. Geralmente consigo ler dois ao mesmo tempo, pois um eu leio fora de casa e o outro, antes de dormir. Dá bem certinho. Não sou dessas que tem dias certos pra ler, pra mim, toda noite é noite pra ler hehehe.

      Love, Nina.
      ninaeuma.blogspot.com

      ResponderExcluir
    17. Que lindo o que disse na introdução do post Cami! Realmente, tempo é uma coisa que temos o poder de moldá-lo de acordo com a nossa rotina, mas acabamos nos perdendo em meio de tantas coisas que deveríamos dar menos importância que acabamos sem tempo para coisas mais essenciais, como a leitura, e aí 24h sempre é muito pouco para um único dia. Eu vivo carregando algum livro comigo e aproveito os minutinhos na fila ou ônibus para ler. Leitura é um dos maiores prazeres que o ser humano pode ter.. alimenta a alma e o coração! Beijão!

      www.corujaloira.com

      ResponderExcluir
    18. Adorei as dicas... algumas eu já sigo, principalmente de ficar vendo minha rotina onde vai ter uma brecha para que eu possa ler, estipular um dia de leitura e tal, acho que fica mais fácil de acabar lendo o livro que você quer sem perder muito tempo e sem deixar ele de lado. :D

      Beijos
      http://www.garotaeseuslivros.com/
      https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

      ResponderExcluir
    19. Ahh, como preciso seguir essas dicas!
      Eu sempre li muito e todos os dias, mas com o trabalho e a faculdade, acabei deixando os livros que não eram sobre minha profissão e área de estudos de lado. :(
      Vou escolher um na minha prateleira e voltar com urgência. ♥
      www.normalidadeincomum.com.br

      ResponderExcluir
    20. Estava precisando dessas dicas não só para a leitura, mas para tudo que preciso fazer ahaha
      Beijos, Elaine
      www.elainezanolblog.com

      ResponderExcluir
    21. Eu não consigo ler mais de um livro até porque confunde tudo na minha cabeça.. Eu ficava com ódio na faculdade quando mandavam ler não sei quantos livros ao mesmo tempo.. rs
      Beijoos, adorei as dicas.

      http://www.pamlepletier.com/

      ResponderExcluir
    22. As suas dicas são realmente ótimas, é assim que tem que ser! Separar um pouco de tempo e o que dá pra fazer hoje tem que ser feito hoje, a gente não pode ficar deixando para os outros dias se não a gente acaba não fazendo.

      Beijos, que sua semana seja de positividade!

      www.keithpappen.blogspot.com

      ResponderExcluir
    23. Ótimas dicas. Até imprimi aqui, tenho sérias dificuldades para ler, rsrs.
      Uma graça seu blog, ainda não conhecia. Muito obrigada pela visita lá na página, ela é muito importante pra mim, volte sempre :)

      http://www.workingmachine.nu/

      ResponderExcluir
    24. Gostei bastante das dicas Mila (: Adoro ler mas sempre fico na luta de tempo/horário pra ler.
      Estive de férias e consegui colocar algumas leituras em dia, mas olha, a procrastinação foi tamanha, que nem metade do que eu queria fazer, eu fiz :(
      Preciso me organizar rápido!
      Beijos

      ResponderExcluir
    25. adore a dica na correria do dia quase não da tempo pra nada, é tanta coisa, e teu post foi bem legal adorei. Estou te seguindo aqui e te convido a conhecer meu espaço
      www.delineandocomamandy.wordpress.com
      Canal + SORTEIO: https://www.youtube.com/user/delineandocomaMandy/videos

      ResponderExcluir
    26. Adoreei as dicas <3 Realmente preciso me disciplinar mais para ter um ritmo melhor de leitura :)
      Bjss!!
      http://www.estrelaminha.com/

      ResponderExcluir
    27. A parte mais complicada para mim é ter disciplina principalmente em relação a horários. E confesso, tenho uma certa preguiça de ler às vezes!
      Xerim :)
      http://www.trilouca.com/
      Fan Page Blog Trilouca

      ResponderExcluir
    28. Adorei! Isso de nunca esquecer o livro em casa é a dica mais importante. Já cansei de deixar o livro que eu to lendo em casa achando que eu não iria ler e depois ter me arrependido, haha! A única parte difícil nessa organização, seria a parte do "estipular tempo para a leitura", não da. Não consigo, hahaha! Quando eu começo a ler e o livro tá interessante, posso acabar de madrugada até (o que já aconteceu diversas vezes). Enfim, adorei o post!

      Bitocas!
      www.likeparadise.com.br

      ResponderExcluir
    29. Adorei as dicas!!
      Eu tento ler entre um compromisso e outro!
      No metro, no intervalo da facul...

      Bjs
      www.garotadebotas.com

      ResponderExcluir
    30. Adorei as dicas e ainda acrescento comprar um e reader. Tenho um kindle há três anos e minha carga de leitura aumentou muito pois os livros são mais baratos e posso levar o kindle na bolsa pois é muito leve.

      ResponderExcluir
    31. Nossa. eu preciso voltar a ler... dei uma parada porque fiquei viciada de seriados hahaha mas eu lia pelo menos um capitulo por dia, caso não conseguir por causa da correria, lia dois capítulos no dia seguinte e por diante ai... eu comprei dois livros na semana passada, já coloquei a meta pra ler ate final de setembro.
      Adorei as dicas...
      Beeeijos.

      http://meninamoca-of.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    32. Tinha tempos que não vinha aqui, e quando chego, dou de cara com esse post maravilhoso, ai meu coração <3.
      Sim, nós perdemos tempo demais fazendo coisas que não são tão importantes e acabamos perdendo tempo para fazer o que nós gostamos, por fim. Sei que desde que entrei na faculdade de direito, meu tempo para literatura caiu muito. Isso ocorre pois passo um terço do meu dia, basicamente, lendo muito. Chega a hora de relaxar e eu só quero deixar e ouvir música e não pensar em nada hahahah é complicado, pois sinto muita falta, mas fico esgotada mentalmente e fisicamente para ler. Ai estipulei que lerei, sempre, antes de dormir, por dez minutos. E pronto, meus hábitos literários voltaram <3

      Um beijo,
      Isabella
      The Urban Trends

      ResponderExcluir
    33. Ótimas dicas, Cá!
      Estou procurando brechas na minha rotina! Queria um dia com 30hras hahahha

      Beijo lindona!

      ResponderExcluir
    34. poxa, que dicas interessantes. achei a 10 muito legal, parece bobeira mas quando para pra pensar, ajuda muito mesmo a se organizar, que doidera! haha

      beijos!
      cerisepepper.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    35. Gostei das dicas, mas normalmente minhas leituras ocorrem no transporte público haha

      www.vestindoideias.com

      ResponderExcluir
    36. preciso controlar meu tempo para ler, pq leio tanto da faculdade e acaboo deixando de ler o que eu gosto mesmo, preciso me organizar, super beijo

      www.palpitandomodices.com

      ResponderExcluir
    37. Preciso disso urgente, os únicos dias que leio é quarta e sexta quando to esperando a aula começar, mas é uma leitura sem concentração, tipo nem vale sabe. Preciso me organizar melhor URGENTE. :) Vou seguir a dica: desligue-se da tecnologia. REALMENTE.

      beeeijos
      Meninices da vida

      ResponderExcluir
    38. As dicas são muito boas!
      Geralmente leio no ônibus, no tempinho livre antes da aula e as vezes antes de dormir (:

      ResponderExcluir
    39. Esses últimos tempos dei uma relaxada na leitura, espero encontrar mais tempo para me dedicar
      Beijos
      http://oceanodajuventude.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    40. Tá muito complicado achar um tempo bom pra ler como eu tinha, por isso eu optei em ler uma hora antes de dormir. Assim, é praticamente a última coisa que faço antes de dormir, ai leio até o sono vim.
      Mas, amei suas dicas ajudam muito.

      http://iasmincruz.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    41. Camila,
      Eu tenho a síndrome do “não tenho tempo”. Eu entendo que a gente faz o nosso tempo e que, se nos organizarmos, dá tempo pra tudo. Às vezes eu consigo provar pra mim mesma isso, mas tem outros dias que simplesmente não andam. Essa semana, por exemplo, tá um caos. Mas acho que vai ser sempre assim: uns dias bons, outros nem tanto. Acho que o nosso humor, a nossa disposição contam muito quando temos muita coisa pra fazer e pouco tempo – afinal, temos que administrar tudo muito bem, e se não estamos dispostos, simplesmente nos estressamos e não fazemos nada.
      Adorei as suas dicas, mas o meu grande problema é a disciplina. Vivo desobedecendo minhas próprias regras. A procrastinação então! Está grudada em mim. Uma regra valiosa é parar de perder tempo com coisas que não precisam. Tipo a timeline do Facebook, como você citou.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    42. Eu amo ler, mas tenho feito isso cada vez menos e sei que é por causa da internet! Não consigo me desligar e perco muito tempo online... muito mesmo!
      E pensar que um tempo atrás eu chegava a ler dois livros na semana! rs Bons tempos!

      Ótimo post Camila! Beijo!

      http://renatavernisi.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir

    Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.