Pesquisa







Para quem ainda não sabe, estou estudando firme para prestar um concurso, o segundo desse ano e já mostrei nesse post meus materiais do cursinho preparatório. Estou fazendo cursinho toda semana para auxiliar nas matérias gerais, e estudando o conteúdo específico por minha conta mesmo. Acredito que esse tipo de post servirá para lhe orientar a como montar um cronograma de estudos tanto para concursos, tanto para o Enem e afins. Já me formei e estou me dedicando a estudar para valer para passar em um concurso, então muitas coisas precisam ser deixadas de lado durante esses dias (esse assunto irá virar um post logo logo). Espero que aproveitem as dicas e realmente tenham força e foco para se dedicarem aos seus objetivos.

1- Horários de estudo
Sou um ser que não consegue acordar cedo para estudar e meu rendimento de manhã não é muito legal, mesmo que eu tenha dormido oito horas seguidas. E isso percebo desde que frequentava a escola e eu só realmente despertava para a vida depois da hora do recreio. Então decidi não pegar pesado comigo de manhã, acordo lá pelas 8:30h e inicio os estudo ás 9:00h da manhã. Para muitos pode soar muito tarde, pois já me falaram que seria muito bom estudar a partir das 7h e ir até o almoço. Mas simplesmente não consigo render estudos pela manhã, e sinto um sono imenso. Meus horários a tarde iniciam ás 13:30h e terminam quando achar necessário. Por exemplo, já houve dias em que fiquei até as 18h estudando e em outros, até umas 17 horas. Varia  muito pelo conteúdo e sua dificuldade.
2- Dias de estudo
Estudo todos os dias da semana, menos no período noturno, onde me dedico ao Blog, á Bíblia e a ler um livro e claro, aos afazeres domésticos. Aos domingos e segunda de manhã, deixei a manhã livre para não pirar de vez e não ter a obrigação de acordar cedo. Mereço descanso também! 
3- Cronograma de estudo
Faço cursinho as segundas e terças de noite e nos outros dias estudo em casa, com uns livros que já tinha e uns que precisei adquirir.
Ter um cronograma organizado facilita a vida e lhe dá mais ânimo para estudar. Como amo organização e listas, desde que estudava lá pelos meus 14 anos até o término da faculdade, sempre tive esse hábito de me organizar durante as provas e trabalhos, e minha vida escolar e universitária sempre fora muito bem organizada e caprichada. Recomendo totalmente a fazer um esquema de estudos para não se perder e conseguir estudar todo o conteúdo requerido sem problemas.


-Segundas: segunda de manhã acordo tranquila para trabalhar no Blog, e deixo a tarde para terminar o conteúdo de domingo (se não houver terminado).
-Terças: nas terças reviso o conteúdo passado no cursinho na segunda ou estudo Português.
-Quartas: Reviso o conteúdo do cursinho que foi passado na terça ou estudo apenas legislação do SUS.
-Quintas, sextas, sábados e domingos: Estudo apenas conteúdo específico, pois existe muito mais matérias e é muito mais difícil para entender, por isso reservei mais dias para esse tópico. Nesse tipo de conteúdo, sempre anoto onde parei, e qual matéria vou começar ou terminar no dia seguinte.
-Exceções: a cada quinze dias no sábado de manhã, limpeza do apto.
4- Meu método de estudo
Nunca consegui estudar com barulho, seja de música, de conversas e outras coisas. Então, preciso pedir colaboração das pessoas que moram comigo, ás vezes. Nos livros, gosto de ir grifando com lapiseira as partes mais importantes, ou até mesmo colo um post it para colocar alguma observação em determinado assunto. Nas matérias de Português e Legislação Sus, só consigo estudar lendo em voz alta, para entender melhor e guardar melhor as informações. Mas cada um possui um método e você precisa observar onde há maior rendimento e maior aprendizado.
Nos horários de jogo do Brasil nem penso em estudar pois aqui no condomínio fica literalmente uma gritaria e uma bagunça, então pulo esses horários e estudo antes e após o jogo.
5- Livros que utilizo


Livros bem comuns pois são os melhores na área da Nutrição, então quem está fazendo o curso ou quem já se formou, conhece muito bem. Esse livro de Português foi um achado muito bacana, pois comprei sem indicação e me apaixonei pelo livro e mais ainda pelo português. Totalmente recomendo para quem está estudando para Enem, Concursos e para qualquer coisa que envolve essa matéria. Além destes, tenho duas apostilas: uma é oferecida pelo Libera Limes com o conteúdo geral do concurso (português, matemática, raciocínio lógico, legislação Sus e Ebserh) com exercícios e alguns extras; e a outra apostila é uma xerox do livro de Manual de Controle Higiênico-Sanitário de alimentos, do Eneo Alves da Silva Jr. Todos são ótimos e super recomendo quem é da área da Nutrição.
6- Dificuldades nos estudos
Minha maior dificuldade é acordar cedo. Um cedo que para muitos já é tarde da manhã, mas não me culpo por isso pois cada um se conhece muito bem. Outra dificuldade é o frio. Onde moro não faz aquele inverno direto, existem pausas com calor, mas estudando peguei vários dias de frio e cade minha coragem para sair da cama? O apto onde moro é muito gelado, então a preguiça bate o dia inteiro. Nessas horas é preciso parar e pensar nas muitas concorrentes e estudar para ficar a frente. Aí acabo tendo uma inspiração maior para estudar pois esse concurso está muito concorrido. Não tenho grandes dificuldades e consigo manter um foco e uma rotina de estudos.

Gostaram das dicas? Gostam desse tipo de post sobre organização?
__________________________________________________________
Acompanhe o blog também em:




postado com amor por
  • Comente pelo Facebook!

    40 Comentários

    1. Uau, eu queria ter essa rotina bem detalhada também, se bem que como é o último ano da minha faculdade, estou focado em apenas 2 projetos, então facilita né?

      Amei o blog, principalmente a ilustração <3

      Uma ou Outra | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

      ResponderExcluir
    2. Adorei, organização é tudo ainda mais quando se trata de estudos!
      Super Beijo!

      ResponderExcluir
    3. Organização é tudo, até na hora de estudar! Tbm não consigo concentrar com barulho. Ótimo post =) Beijão, Cá

      ResponderExcluir
    4. Muito legal conhecer sua rotina e sua dedicação.
      Com esforço se vai longe!
      Parabéns
      Beijinhos
      Rizia - Livroterapias

      ResponderExcluir
    5. Oie. Adorei. Vi seu blog num comentário da She and Sally. Eu sou super, hiper, mega desorganizada com esse quesito de cronograma. Já tentei me organizar, mas não consigo rsrsrsrs... Adorei o seu blog.

      Poética em Fotos e Reflexões

      ResponderExcluir
    6. Também tenho uma rotina de estudos. Pois tenho que fazer enem e vestibular, e só estudo na escola e em casa.

      http://ateliefeminino.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    7. Jura que você estuda até aos domingos? Parabéns viu
      Beijos
      http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. AMEI o seu post! Super organizado, assim como seus horários e metas! Gostaria de ser mais organizada assim, mas é que meu tempo mesmo é muito escasso pela quantidade de tempo (também) que fico no colégio. Cursinho e tal... Nossa, parabéns flor! E muito sucesso na prova! Torço pra que você passe no concurso!
      Beijinhos ♥
      http://www.momentosassim.com/

      ResponderExcluir
    9. Olá Camila,

      Ótima dicas e bem válidas, espero que consiga o seu objetivo....boa sorte e parabéns pelo post...abraços.

      devoradordeletras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    10. A ideia de montar um cronograma é super legal!
      Vou montar um pra mim também e tentar aplicar agora no terceiro bimestre! :D
      Um beijão e até mais.

      www.queridaga.com

      ResponderExcluir
    11. Ótimas dicas, dicas de estudos são bens úteis. Adorei seu blog, voltarei sempre. Beijos
      http://faahsantos.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    12. Cara, minha rotina anda uma bagunça, chegou um momento que não consegui mais seguir oq eu havia programado, estou tentando retornar mas anda complicado, viu?? Espero conseguir, hihi Bjos.

      www.antenantenada.com

      ResponderExcluir
    13. Uaaaau quanta dedicação!! Adorei sua rotina de estudo, muito focada e organizada. Parabéns.
      N consigo ser assim kkk mas enfim, seu blog é um dos meus preferidos <3 e agora que voltei para a blogosfera, não podia deixar de vir aqui!! Beeijos

      http://apequenaka.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    15. É isso ai!
      Eu também sempre organizo a minha rotina, assim fica mais fácil fazer tudo :)
      Beijos


      http://www.blogpeccos.com
      Instagram: @blogpeccos

      ResponderExcluir
    16. Parabéns Cá... torço sempre por você linda <3

      ResponderExcluir
    17. Muito bem, sei bem como é esses cronogramas, embora os meus seja diferente, mas amei e meio que deu uma dica para melhorar meu cronograma. Vc esta estudando para concurso e eu comecei a estudar a Língua Japonesa força pra nos 2 ^^ então.

      Tenha uma otima semana

      Kissu
      www.himekawaii.com

      ResponderExcluir
    18. Que legal a dica, eu montei uma rotina parecida!

      Beijos, Jell & Marcelo
      www.urbanoeretro.com.br

      ResponderExcluir
    19. Adoro post assim... essas dicas de estudo e tals...
      E também gosto de ver pq me sinto envolvida por estudar e ter meus métodos também... uns podem ajudar outros... ensinando vários métodos.

      Um beijo Cah...

      Sherry
      misslittlepanda.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    20. Camila, seu blog é lindo, vou seguir e ler sempre! Adoro esse tipo de dicas porque eu quero começar a me organizar. Estou no terceiro ano e esse ano vou fazer enem pela primeira vez, eu estudo de manha e trabalho a tarde, não tenho muito tempo para estudar e quando sobra um tempinho eu arrumo outra coisa para fazer só pra fugir dos estudos rs, preciso me concentrar com URGENCIA e essas dicas vão me ajudar bastante. Obrigada!

      prazeremsermenina.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Aee Mari :)
        Agora abraça a causa e estude !!

        Excluir
    21. Ai que invejinha branca da sua disciplina!
      Essa copa acabou com a minha organização,
      vou fazer concurso dia 20 e não estudei praticamente NADA!
      Que vergonha de mim, depois fico reclamando de não passar! hahaha

      Super boa sorte pra você, tomara que passe logo,
      se não nesse que nos próximos que valerem a pena, porque eu acho justo que
      o esforço e a vontade seja recompensado.
      Vou me inspirar e tentar sair dessa vergonha de vida que eu tô!

      ResponderExcluir
    22. Adorei as dicas, Camila!

      Eu tinha um cronograma assim quando cursava o ensino médio! É muito legal mesmo ter organização e conseguir manter o ritmo, principalmente quando a gente quer muito uma coisa!

      Tenho certeza de que você vai conseguir, viu? ;)

      Beijos,
      Inara
      www.lerdormircomer.com.br

      ResponderExcluir
    23. Bá Mila, eu vou ter que seguir alguns passos da tua rotina. Eu nunca aprendi a estudar e as vezes fico estressada demais durante o semestre por causa disso.
      Até tento me organizar, mas nao consigo fazer muita coisa. Semestre agora fiz 7 cadeiras, tava morrendo já, no próximo vou fazer 8... haja nervos. hahaha
      Beijão

      Lovely Evv
      Instagram da Evv

      ResponderExcluir
    24. Adoro Pentatonix cáa ahahhaa <3

      que lindo ver isso em um blog *-* acho que você fazer cronograma de tudo ajuda MUITO e graças a você meus posts estão saindo bem mais certinho ahaha e já tem dois programados, olha que avanço AHAHHA

      adorei ver as dicas cá, tem que ter muita concentração e muito foco e planejar com toda certeza ahaha

      beijinhos :*
      japona.mairanamba.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ebaaa fico imensamente feliz de estar lhe ajudando minha linda *-*

        Excluir
    25. Adorei suas dicas e com certeza vou usá-las em meus estudos, Camila. Você é tão organizada, queria ser assim. Eu comprei dois caderninhos que deveriam ser de organização um para o blog e um para os estudos mas não consigo utilizá-los corretamente sem me embolar, a não ser só colocar ideias de posts que tenho hehe

      Blog: Café Com Babis (:

      ResponderExcluir
    26. Sou muito desorganizada, mas estou tentando mudar isso aos poucos. Começar com um cronograma é uma boa ideia, né? Hahaha
      Adoro esse tipo de postagem pois sempre consigo absorver muitas ideias! E boa sorte no concurso, Cá!
      Beijos,
      Eduarda

      ResponderExcluir
    27. Oi Ca, tudo bem?
      Adorei seu post, não costumo ter uma rotina de estudos, uso apenas dicas que me fazem aprender com mais facilidade (estudar através de video aula, nada de deixar pra ultima hora e desatacar o importante). Agora que minhas aulas vão voltar, vou usufruir da sua rotina pois no final do ano irei fazer o enem.
      Bitoquinhas,

      Blog - Facebook, viste-nos e curta.!

      ResponderExcluir
    28. Eu não tenho rotina de estudos, mas achei muito legal a sua ideia do Cronograma!
      Beijos,
      http://quemvepensah.blogspot.com

      ResponderExcluir
    29. Legal Camila, jah estudei bastante pra concurso, tinha uma época que era super aficcionada nisso, rsrs!
      Na época era de nível médio, mtos concorrentes, eu fazia 500 resumos, bichinhos, desenhos coloridos, tabelas, mapas mentais, etc... sou extremamente visual... rs
      Sou tbm mais ativa da tarde em diante, de manhã não sou nda, hahahah

      Sucesso nos estudos e eu acompanhava muito este blog, tvz vc jah conheça, dá muitas dicas:
      http://wordpress.concurseirosolitario.com.br/

      Beijos e Sucesso na Jornada!
      http://vestidasdeluz.com.br

      ResponderExcluir
    30. Que organização, bateu inveja! hahaha
      Sempre tento me organizar mas, nunca consigo, é complicado :(
      Blog Isa e Dani / Fan Page do Blog / Twitter


      ResponderExcluir
    31. Me vi na sua maneira de se organizar rsrsrs. Também sou bastante organizada em vários aspectos da minha vida tenho até caderno de organização e para faculdade adoto um cronograma específico para cada semana senão acabo esquecendo de algum trabalho/prova/seminário ou então deixando para última hora. É bom se organizar porque a gente não fica preocupada/desesperada no nosso tempo livre, né?

      Beijooos
      comvistaparavida.blogspot.com

      ResponderExcluir
    32. Estou no ultimo ano, e aproveitei minhas férias pra começar a estudar pro Enem, que eu to prometendo desde dezembro do ano passado, percebi que rendo melhor entre as 9 e meio dia, a tarde depende muito do meu humor, quando estudei a tarde no primeiro ano, eu rendia bastante, porem em casa eu fico morgando. Mas to tentando, só que quando voltar as aulas já sei que vou me perder de novo, mas vou tentar manter.
      Boa sorte, e com fé você vai conseguir passar nesse concurso!
      beijão
      http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    33. Amei seu ritmo de estudo! Agora nas férias, estou aproveitando bastante porque durante as aulas eu paro um minuto! HAHA. Tenho provas toda terça e toda sexta e é bem puxado. Resultado : vou à escola pela manhã e em casa, estudo das duas da tarde até a hora de dormir. Sim, é beeeeem puxado. Mas nas férias, tenho um bom tempo pra descansar. Adorei o post!
      Bisouss,
      www.pequenomuffin.com.br

      ResponderExcluir
    34. Que legal! *0*
      Não tenho um cronograma de estudos, pois meu cérebro se recusa a seguir uma rotina. Estou na última semana do semestre e estudando tudo de última hora. Você super me inspirou, vou tentar me organizar melhor.

      Beijos

      http://blogdesencantada.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    35. Estou precisando fazer isto também... voltar a estudar para o ENEM... estou realmente necessitada de uma nota boa mas a preguiça não está me ajudando muito. Você já se formou como nutricionista e eu ainda preciso me forma o que acho que é ainda pior (?) Bem, adorei seu blog...
      bjs ~~

      laserquestt.blogspot.com

      ResponderExcluir
    36. Eu sempre quis fazer uma rotina de estudos. Tentei fazer uma tabela, depois passei tudo para o computador. Tentei aqueles quadros de caneta e nem assim. O meu maior problema é seguir a risca meus horários. Eu sempre esqueço ou deixo alguma coisa pra mais tarde. Passei os 4 anos da faculdade dessa forma, e a minha sorte é que eu nunca precisei estudar muito pra manter uma média excelente.

      http://www.laoliphant.com.br/

      ResponderExcluir

    Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.