Pesquisa







Estou amando dar dicas de organização baseadas em coisas que sempre faço aqui em casa. Dessa vez resolvi tratar de um assunto que está se tornando cada vez mais frequente: alergias, mais especificamente a minha - rinite alérgica e alergia á ácaros.
Não é tão simples quanto parece e quando me perguntam sobre a rinite e das coisas que faço para não torná-la pior, muitas pessoas acham que é pura frescura. Mas como a rinite alérgica não tem cura e sim tratamento, a correta limpeza e alguns passos de eliminação de focos de ácaros tornam-se imprescindíveis. Com relação a medicamentos, algumas pessoas fazem uso de anti alérgicos mas eu não acho eficaz pois esse tipo de remédio causa muito sono. Desde os meus cinco anos de idade, faço tratamento homeopático e os resultados a longo prazo são muito satisfatórios. O meu maior remédio é a prevenção e o segundo é um remédio homeopático chamado Sulphur o qual tomo desde criança, apenas aumentando as doses e sua intensidade. Este é um remédio manipulado, específico a meu caso e só deve ser tomado com prescrição médica. 

(Sulphur)

Sobre os ácaros: "Os ácaros domésticos são os responsáveis por causar diversas doenças alérgicas nos seres humanos (riniteasma alérgica e dermatite atópica). Eles sobrevivem bem em colchões, tapetes, almofadas, sofás, bonecos de pelúcia e roupas de camas e adoram lugares úmidos. Alimentam-se de escamas de pele humana e de animais e são verdadeiras pragas domésticas (Os ácaros domiciliares reproduzem rapidamente). Um metro quadrado de um tapete em uma residência pode conter até 100 mil ácaros. Além disto, os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos dispersam-se em poeira fina, o que pode ser facilmente inalado causando alergias." (fonte)
Tendo em vista que muitas pessoas sofrem com alergias, resolvi trazer á vocês como ocorre a minha prevenção, ou seja, o que sempre faço para evitar que a rinite fique pior.
1- Limpeza mensal do guarda roupa
Assim como todo móvel, o guarda roupa precisa ser limpo todos os meses para evitar acúmulo de poeiras e ácaros. Limpo meu guarda roupa por dentro e em cima (onde ficam minhas malas) a cada mês, mesmo se não há sujeita visível. Minutos antes da limpeza abro todas as portas para arejar por dentro e só depois inicio a limpeza. Começo na parte onde estão as malas e depois vou para onde estão as bolsas e assim por diante. Além de limpar as prateleiras e gavetas, limpo também os objetos que estão ali, sem exceção. 
2- Limpeza do quarto 'dia sim dia não'
Eu amo casa limpa, com aquele cheirinho gostoso e gosto demais de capricho, então por isso, meu quarto é limpo nesse esquema 'dia sim dia não', mesmo não tendo sujeira visível. No meu quarto tem uma cama, um guarda roupa médio, duas prateleiras e uma escrivaninha, fora os objetos e tudo o mais. Não há muita 'bobeira' então facilita minha limpeza. Não tenho segredos quanto a limpeza do quarto, apenas sempre arejo bem antes de iniciar para a poeira sair melhor. Como todos, primeiramente eu passo a vassoura nas paredes e retiro as teias, e em seguida, varro o chão; depois espano os móveis cuidadosamente e depois passo um pano com algum desinfetante cheiroso no chão. Sempre limpo também a janela todas as vezes em que limpo o quarto pois venta muito e o vento trás muita poeira e claro, teias de aranhas, ainda mais pois moro no térreo. Com esse simples esquema meu quarto sempre está limpo.
3- Arejar o quarto
Todos os dias é muito importante que você areje sua casa, em todos os cômodos, mesmo que não tenha ninguém ocupando ele. Faço esse arejamento todos os dias em meu quarto e sala, deixando percorrer a brisa e o calor do dia, e claro, todo o poder que o sol tem tanto em iluminar como em eliminar ácaros. Isso acontece uma vez ao dia por uma hora ou um pouco mais.
4- Organização do guarda roupa
Não tenho problema algum com organização pois já viram em outros posts que eu amo ser organizada. Meu guarda roupa assim como meu quarto seguem uma linha perfeita de organização, onde nada fica fora do lugar nem que seja por alguns minutos. Dentro do meu guarda roupa todas as coisas têm seus respectivos lugares destinados apenas á ela, sem misturar ou bagunçar. Por exemplo: onde guardo meus shorts, não estão minhas calças e blusas. Tudo bem separado e organizado.
Quer organizar seu guarda roupa? Então siga os 5 passos desse post: Aqui.
5- Nada de acumular 'coisas'
Estou muito contente de estar mais consciente quanto á compra de muitas coisas, e tenho visto os efeitos positivos dessa maneira de viver, sendo minimalista. Nunca gostei de acumular tantas coisas, seja buttons, marcadores de livros, livros... enfim, e essa ideia cada vez mais está presente aqui na minha vida e em meu quarto. Lembre-se de que quando você acumula coisas em seu quarto e em seu guarda roupa, os ácaros, a poeira e os insetos se sentem muito mais atraídos para estarem ali. Nada que acumule poeira é bem vindo em meu guarda roupa. Entenda mais sobre Minimalismo e apoie essa ideia: Aqui.
6- Lavagem de edredons e cobertores

Faz pouco tempo que meus pais investiram em cobertores antialérgicos para mim. Eu tinha dois cobertores e me lembro que não me causavam muitos problemas e apenas sentia uma coriza matinal, sem mais problemas. É importante ter uma lavagem periódica dos edredons e cobertores em sua casa e de sua família para evitar acúmulo de sujidades e ácaros, principalmente se tiver alguém na casa que possua alergia. Aqui em casa, a lavagem não é feita pois moro em um apto pequeno e não tem onde estender para pegar sol. Então quando vejo necessidade de lavá-los, envio para minha mãe querida e ela faz a lavagem deles, e aqui possuo um de reserva (limpo).
7- Colchão e travesseiro
Esse item é com certeza algo que preciso pegar mais no meu pé. É importante retirar o colchão e o travesseiro periodicamente para pegar um sol para diminuir o foco dos ácaros, pois esses bichinhos adoram locais úmidos, mas raramente faço isso. Aliás, já está em minha lista de afazeres.
8- Roupas de inverno
Moro em um estado em que predomina o verão, mesmo que as estações sejam separadas. Por conta disso, minhas roupas de inverno são usadas durante uns dois meses no máximo no meio do ano e são guardadas na parte de baixo do meu guarda roupa. E pelo motivo citado anteriormente, não possuo muitas roupas de frio. Meus casacos ficam pendurados todos do mesmo lado e organizados. Em épocas de calor, guardo todas as roupas de inverno em sacos feitos com tnt, para não pegarem muita poeira, e permanecem ali sem uso. Em torno de um mês antes de começar o inverno, coloco todas as roupas para lavar, independente se estão sujas ou não. Quando começa o lindo inverno, todas estão limpas e sem ácaros e poeiras, então retiro-as dos sacos e as organizo por tipo de peça.
9- Não utilizo cortinas nem tapetes
Logo que vim morar na capital, mudei para um apto cujo quarto ficava muito claro de noite pois além de ter um poste de luz em frente a minha janela, as janelas do apto eram de vidro, o que tornava o quarto ainda mais claro. Sou do tipo de pessoa que ama dormir em quartos escuros e tem dificuldades para dormir em quartos claros. Diante desse meu jeito, resolvi colocar uma cortina para cortar essa luz. Desde já comecei a ter preguiça de limpá-la toda semana, mas mesmo assim eu limpava pois sei que podia piorar da rinite não limpando bem. 
Hoje estou em um apto em que minha janela não é de vidro e isso me deixa muito feliz. Então, não coloquei cortina para decorar pois pelas frestas da janela vem muita poeira. Já deixo claro que colocar cortina é muito do gosto da pessoa e eu não gosto de utilizar cortinas em decoração. 
Com relação a tapetes, nesse antigo apartamento comprei um lilás super fofo e lindo, mas em menos de um mês dei á minha mãe pois ele soltava muito daquele pelinho sabe? Então optei por não usar mais tapete em meu quarto.
10- Limpeza do filtro do ar condicionado
Meu ar condicionado é modelo split o que não precisa daquela limpeza pesada se comparada aos ar condicionados antigos. É preciso ter uma limpeza periódica do filtro do ar pois ele acumula poeira que pode ser jogada ao ambiente e assim não prejudica o completo funcionamento do aparelho. Não tenho uma certeza de quando foi a última vez que limpei, mas farei essa limpeza muito em breve.
11- Cuidado dobrado com animais
(minha cadelinha Shakira)

Os animais carregam uma fonte enorme de ácaros e por isso se tornam vilões para indivíduos que possuem rinite. Nunca pude ter gatos em casa por conta disso e cães apenas aqueles com pouquíssimo pelo e sempre com aquele cuidado enorme com a higiene e nada dos bichinhos pulando na cama ou no sofá. Queria ter a experiência de ter um gatinho em casa mas como eles sobem em tudo, por conta de minha alergia, essa vontade precisa ser deixada de lado. Quanto aos cães nunca tive problemas, porém, é preciso um cuidado dobrado para deixá-los limpos e jamais permitir que ele fique á vontade dentro de casa.  Na casa de meus pais tem uma cadelinha mais que linda em que é preciso tosar seus pelos pois se não, pode ter certeza que haverá pelos pela casa inteira e isso não é nada bom para minha saúde.

12- Nada de pegar friagem
Não sei se aí onde moram usam essa expressão acima. Preciso me cuidar bastante para não pegar friagem pois é certeza que no outro dia estarei com a rinite atacada ou ainda com aquele comecinho de garganta inflamada. Esse é um ponto que me cuido bastante, mas mesmo assim, se pegar uns chuviscos pois saí de casa sem guarda-chuva, é 99% de chance de amanhã estar com nariz entupido ou coisas piores. Com essa mudança de clima brusca e esse inverno nada legal aqui no estado onde moro, é preciso ter muita cautela quanto á rinite pois sempre fico atacada quando o inverno começa ou quando há essas mudanças de climas. E, como pouca gente sabe, tenho alergia á corantes então não posso tomar nenhum remédio que também tenha corante e isso inclui xaropes e remédios para gripe (mas isso é assunto para outro post). Então nessa época do ano, chuvosa, sempre carrego um guarda-chuva na bolsa por precaução.

E você, possui alguma alergia? Qual dica daria para combater a rinite alérgica?

Acompanhe o blog também em:




postado com amor por
  • Comente pelo Facebook!

    31 Comentários

    1. Me identifico no post haha tenho Rinite,Sinusite,Asma e Bronquite então já imagina como é né? haha
      Beijos,
      http://quemvepensah.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. Tenho rinite das braba! Quando ataca fico muuito ruim, muito mesmo. Mas eu não fico muito fissurada nisso, sabe? Nunca deixei de ter nem fazer nada por causa da rinite. Tanto que tenho duas gatas!!! Elas sobem em tudo, dormem até em cima de mim, e tô viva, levando a vida muito feliz...
      Quando descobri que tinha, fui no médico e tomava uns remédios, mas eles acabaram e nunca mais fui e isso faz uns sete anos. Mas eu admito que isso é errado, porque quando ataca, fico péssima e não há nada que resolva!

      Nossa, já eu odeioo dormir em quartos escuros! me sinto um morcego, sei lá! meu quarto é super claro, e a janela fica toda aberta, todinha mesmo. Nem quando chove eu gosto de fechar. Gosto de lugares claros e arejados, senão me sinto sufocada!

      Ah, rinite é um saco, só quem tem sabe como é chato. =/

      Beijos ♡♥
      Meu jardim Secreto
      Facebook | Twitter | Instagram

      ResponderExcluir
    3. Muito otimas as dicas eu tenho aff!!
      Anotei varias...
      Beijos
      http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    4. Eu não tenho rinite alérgica, mas pelos cuidados que tem que ter, parece ser horrível! e que fofa sua cadelinha!

      sou nova aqui, estarei sempre visitando e retribuindo, só não segui pois estou com um problema na minha conta do google. ( ok? )
      http://gitavaresblog.blogspot.com.br bjs

      ResponderExcluir
    5. Não tenho rinite, mas sobre doenças com 'ite', tenho sinusite aiushaishaiushas gostei das dicas, adoro dicas de qualquer coisa, não sei porque aishas

      Post quentinho, acabou de sair do forno!
      Wow, Lovely!

      ResponderExcluir
    6. Eu tenho e sei como é horrível! Cuidado dobrado.
      Beijos,
      Julie | http://www.juliechagas.com/

      ResponderExcluir
    7. Que eu saiba não tenho nenhuma alergia,sua rinite da um trabalho né,queria ser assim organizada como vc!
      Beijso
      www.blogdaisa.com

      ResponderExcluir
    8. Minha filha tem esta mesma alergia , e a causa é acaros, o nariz sempre está escorrendo, e faço usos de
      alguns remédios inalantes e antihistaminicos , mas só alivia , não sara.
      bjs
      http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Não acho que isso seja frescura não! Eu tenho problemas com a minha garganta a muito tempo (desde que eu nasci eu acho :s) e sei o quanto é chatinho e difícil!
      P.S: Sua cadela é um amoooor ♥

      tofalandoisa.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    10. Oi Camila!
      Também tenho e sofro bastante! Fiz tratamento, mas como isso não tem cura né, vou fazendo quase tudo o que você postou, quando dá, porque às vezes é complicado.
      Bjs

      http://garotasbacanas.blogspot.com

      ResponderExcluir
    11. Não tenho nenhuma tipo de alergia, porém minha mãe tem, e sofre bastante. Todo cuidado ainda é pouco! Gostei das dicas
      http://bloglalu.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    12. nossa eu tenho trauma disso. Quando era pequena tomava até injeção para rinite. era um tipo de tratamento diário, todo dia tinha que tomar a injeção.

      Fora isso minha mãe deu TODAS minhas pelúcias :/
      e nunca me deixou ter gato.
      e nem usar perfume.

      mas olha, hoje em dia AINDA tenho rinite direto, mesmo assim tenho gato, tapete, pelúcia e tudo que não pude ter na infância... hehehe #traumas

      ResponderExcluir
    13. Ai guria, eu tenho tanta rinite e nenhum remédio funciona :/ E minha mãe esconde todas as pelúcias!!!!
      Minha professora já falou de usar um homeopático, mas nunca parei pra usar...Quem sabe né rs

      Beijos, Vickawaii
      http://finding-neverland.zip.net

      ResponderExcluir
    14. Essa vida de rinite não é fácil haha Tenho desde que nasci algumas coisas são iguais as suas, mas o que realmente me pega é a mudança drástica de tempo.


      Beijos
      www.balaiodediva.com

      ResponderExcluir
    15. que legal esse post pro pessoal... eu não tenho riniti... beijos

      http://www.biancagsnunes.com/

      ResponderExcluir
    16. pow cara nem me fala eu sofro com minha renite alergica ;w;

      Seguindo o Coelho Branco

      ResponderExcluir
    17. Simplesmente AMEI esse post e as suas dicas, você não sabe o quanto estava precisando de um ajudinha com a minha rinite haha
      Principalmente nesse mês, mais frio, minha rinite ataca, vou tentar colocar em prática suas dicas!
      Beijinhos
      http://www.meninadepalavra.com/

      ResponderExcluir
    18. Nossa! São muuuuitos cuidados mesmo!!
      Não tenho rinite, mas já ouvi falar que eh punk!
      Nisso tudo tem um lado bom: vc acaba sendo bem organizada com suas coisas já que não pode de jeito nenhum deixar acumular pó, etc!
      Muito bom o post, com ctz vai ajudar mtas pessoas =)

      Beijos
      http://vestidasdeluz.com.br

      ResponderExcluir
    19. guria nem me fale meu marido tem coitado
      dá até dó
      tenho que cuidar de tudo aui em casa
      amei suas dicas
      bora seguir
      bezossssssssssssssssss

      ResponderExcluir
    20. meu filho tem coitadinho,ele sofre viu,os olhinhhos deles sao até roxinhos em baixo por conta disso,parecendo olheiras.Ótimas dicas,adorei.bjo!
      www.mulherunika.com

      ResponderExcluir
    21. tem que ter mt cuidado mesmo, eu tenho sinusite e nem oculos eu uso direito porque doi a região onde ele se apoia no nariz, terrivel, mas tratar né :D
      adoro seu bloh, Calmila, inclusive ele ta na parte "Recomendo" la do meu menu, na minha parte ♥
      Blog Cookie Cookie

      ResponderExcluir
    22. Ai, Camila... Também sofro desse mal e tenho que tomar 1001 cuidados aqui em casa! Um saco, mas a gente se acostuma, né?! rs

      Beijos, Deni
      vivendosemprada.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    23. Na minha família, praticamente todo mundo tem rinite, mas Graças a Deus eu não tenho!

      Bjus flor! Tem sorteio novo no blog, passa lá!

      Aline Laitarte - www.bomboneca.blogspot.com

      ResponderExcluir
    24. Nossa amei o post! Eu sempre tive alergia a poeira, mas hoje em dia esta cada vez pior! Todos os dias amanheço com nariz entupido, espirrando e tudo mais. Agora já sei! Vou tomar cuidado com esses ácaros e claro começar a organizar mais as coisas né. Lavar cobertor é a primeira coisa que vou fazer. hahaha Obrigada pelas dicas Cami. ♥

      www.nahboa.com

      ResponderExcluir
    25. Eu tenho muito problema com rinite alergica, principalmente porque eu já tenho um problema respiratório, então quando eu tenho uma crise, é tudo muito pior. Procuro sempre deixar meu quarto aberto, e eu o limpo mais de 5 vezes por semana. Minha mesa do computador e estante de livros são organizadas quase todos os dias, porque eu morro de medo do acumulo de poeira.

      http://www.entreosmeusdramas.com.br/

      ResponderExcluir
    26. Me indentifiquei DEMAIS! Passo por tudo isso.. O pior é o espirro de manhã quando acordo e à tarde, inevitáveis. Ah e claro, depois de passar qualquer perfurme também, ams não deixo de usar perfume, amo tanto :T
      Beijos

      Lovely Evv

      ResponderExcluir
    27. Oie, tudo bem?
      Minha irmã também tinha rinite alérgica, mas ela tomou uns remédios naturais e melhorou! Adorei suas dicas, compartilhando seu conhecimento né? hehe
      beijos

      www.izabellagrimaldi.com

      ResponderExcluir
    28. Te entendo totalmente, também sofro com isso kk bjs atravesdosespelhos.wordpress.com

      ResponderExcluir
    29. Sou culpada, pois não pratico nem metade dos seus cuidados. Tenho animais, tapete, cortina... Mas pra me prevenir, eu evito tomar friagem, não bebo nada gelado, estou sempre bem agasalhada, pé no chão nem pensar. Na hora da faxina, passo pano molhado no chão e nos móveis, pra evitar de varrer e limpar poeira. No meu guarda roupa só minha mãe mexe, porque é só mexer que a rinite ataca. Sou uma acumuladora, rs, mas as vezes tiro um domingo pra me livrar de coisas inúteis. Adorei as suas dicas, vou tentar encaixar algumas na minha rotina, porque só a gente que tem, sabe como é horrível. Beijos

      nandaacampoos.blogspot.com

      ResponderExcluir
    30. Shakiraaaaa! <3
      Adorei o nome.
      Também sofro com a rinite, mas a única coisa que faço é usar Avamis!

      http://www.gosteieagora.com/

      ResponderExcluir

    Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.