Pesquisa







A cada dia que passa vemos notícias dos problemas do meio ambiente e ficamos com medo desse tal aquecimento global. Sabemos que as árvores fazem um papel extremamente importante no mundo, prevenindo e amenizando esse grande problema. O que vemos é sobre reciclagem e como podemos auxiliar na maior preservação das matas desse Brasil e também do mundo. Agora te faço uma simples pergunta: Você tem ajudado a melhorar ou a piorar? Não muito longe de mim, pessoas que se dizem preocupadas com esse problema mundial, nem ao menos separam seus lixos orgânicos dos recicláveis. Como é que queremos mudar se nem ao menos nós mudamos? E não me vem com essa de que seu vizinho não colabora, você apenas está sendo igual á ele. Todos acham essa ideia de reciclagem maravilhosa mas a maioria ainda não contribui. Não entendo. Se você apoia algo, precisa agir também. Deixe para lá as mesquinharias das pessoas e comece hoje a reciclar. Nem que seja uma sacolinha por semana. O mundo agradece, as pessoas agradecem. Tem muita gente por aí catando lixo nas ruas para tirar o sustento e você sabe que é preciso reciclar em sua casa. 
Fiquei muito feliz que o síndico de meu condomínio tomou uma providência quanto a isso. Antes, todo o lixo reciclável e orgânico era descartado no mesmo local, o que, acredito eu, não era possível separar e levar para locais adequados. Agora, temos coleta de lixo orgânico e reciclável separados. Ótima iniciativa não acham? E fico mais feliz ainda de ver aquilo cheio quando levo meus lixos.
Mas, vamos partir para um assunto que muitos leitores amam: Livros. Antigamente, adorava comprar muitos livros, deixá-los enfeitando uma prateleira ou mesmo um armário, e os deixava ali sem mais uso. Comecei a perceber o quanto amamos entulhar coisas em casa, seja livros, roupas, acessórios e outras coisas. Como disse nesse post que 'Viver com menos, é viver mais', hoje trago minha primeira dica de Minimalismo, no quesito livros. São dicas que utilizei há alguns dias em meu apto e deu muito certo. Espero que sejam muito úteis:

Como organizei meus livros:
(Observações: Esses são os livros que restaram em minha pequena prateleira. Desses, ainda não li quatro. Faltam mais quatro livros que emprestei a algumas amigas quais são: Simplesmente Ana, O melhor de mim, Veneno e Depois dos quinze. E já digo que desses quatro emprestados apenas um permanecerá comigo.)

1- Doei meus livros
A maioria de meus livros estavam guardados em um armário na casa de minha mãe juntando poeira e 'atrapalhando'. Não os trouxe logo pois aqui ainda não havia espaço. Resolvi então me separar deles de uma maneira agradável.
Doe. Simples assim. Doe á uma biblioteca, ou á uma pessoa que você sabe que ama ler mas não tem condições de comprar livros. No total, estava com 47 livros(um número pequeno mas quis diminuir muito essa quantidade), entre novos e usados e fui percebendo que havia se passado mais de quatro anos alguns ali. Peguei uns 15 e separei para doar. Doei para uma prima e uma amiga. Mas antes mesmo desses tantos livros, doei alguns para a reciclagem, só não me lembro quantos foram. Elas adoraram meus presentes e me senti muito mais leve depois deste ato. É algo gratificante e você estará incentivando a leitura.
2- Desapeguei dos livros antigos
Já leu uma vez? Só guarde se quiser ler novamente. No meu caso, isso raramente acontece pois não gosto de ler um livro mais de uma vez. Dou essa dica para desapegar dos antigos pois estão lá há muito mais tempo que os novos e sua 'época' já foi. Não tem motivos para querer que eles fiquem entupindo as coisas. Se forem muito velhos e sem condições para doá-los, leve á um local próprio de reciclagem ou a alguém que compre e depois encaminhe á reciclagem. Não deixe seus livros jogados em qualquer lixo.
3- Guardei apenas os de apego sentimental
Hoje meu estoque de livros conta com 16 livros exatamente. São livros com apego sentimental, ou seja, ganhei de algum amigo, ou dos meus pais e primos. E por aí vai. Esses guardo e sempre guardarei. Salvo alguns livros que a editora Gente e Única me enviou que, sem data definida ainda, quero fazer sorteio aqui no blog para desapegar. O que acham? 
4- Diminuí a poeira
Para quem não sabe, tenho alergia a poeira e ácaros e os livros acumulam muitas dessas coisas, principalmente se você mora em uma região como o estado de Mato Grosso do Sul. Para mim quanto menos entulho melhor. Sinto mesmo quando existe poeira no meu quarto e não é muito legal ficar com a rinite atacando toda semana. 


Ainda resta comigo sete livros que irei vender em um sebo ou presentear alguém. Todos são de mais de quatro anos atrás e não tem motivo algum para estarem ocupando espaço no guarda-roupa pois meu quarto é muito pequeno. Vou deixar claro nesse post que minha intenção é abrir sua mente para o minimalismo, onde precisamos aprender a desapegar de muitas coisas para não vivermos presos ao consumismo exagerado. Sei que muitos leitores recebem livros de várias editoras e acabam tendo um estoque enorme em casa. Mas que tal desapegar doando ou presenteando alguém?
Para entender os motivos que me levaram a praticar o minimalismo, leia esse Post!

E aí, vamos praticar o Minimalismo? Gostaram das dicas? Qual dica acrescentaria?
__________________________________________________________
Acompanhe o blog também em:
escrito com amor
  • Comente pelo Facebook!

    37 Comentários

    1. Aqui em casa nós separamos os lixos recicláveis, mas não sei ainda se consigo me desapegar dos meus livros, todos são de valor sentimental para mim, mas quem sabe um dia?

      Bjs, Raquel.

      morethanaworld.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    2. Acho a sua iniciativa super válida mas não vou mentir, eu não teria coragem de fazer o mesmo. Tenho um carinho especial por todos eles! Vez ou outra eu doo pra biblioteca da minha antiga escola onde eu tenho certeza de que farão bom uso mas no mais ainda tenho um apresso muito grande em guardá-los.

      tofalandoisa.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    3. Amei as dicas !

      Tô precisando fazer isso com muita coisa la em casa viu.

      Beijão lindona !

      | O Blog Que Não é Blog |

      ResponderExcluir
    4. Posso fazer isso com muitas coisas, mas acho que não conseguiria com meus livros, quanto maior a pilhar melhor. Mas já doei alguns infanto-juvenis, quando era mais novo.
      Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Camis, muito boa a dica! Adorei mesmo. Ficou bem bonita tua prateleira. Queria ser assim minimalista, mas genteeeee, acumulo mil coisas, entre elas livros, e cadê essa coragem que tu teve pra doar? Tenho não....mas de fato, tudo que você disse é super válido!

      Beijinhos!

      ResponderExcluir
    6. Até consigo com algumas coisas, mas com livro não dá rsrs xD

      Ounn, um dos com apego sentimental será o meu né? <3

      Beijo!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Alê... com certeza *-*
        Irei guardá-lo sempre <3

        Excluir
    7. Amo minimalismo, odeio entulhar coisas, mas dos meus livros não tem como desapegar ;~
      Os poucos que tenho amo e acho que ficam lindos como decoração.

      Beeijo!
      Chá das 22

      ResponderExcluir
    8. Precisamos desapegar mesmo. Lindo seu cantinho dos livros e muito organizado. Se quiser me presentear eu agradeço. Rs
      Boa quarta-feira!
      Fica com Deus!
      Beijo!

      http://nannacunha.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    9. Muito lindo seu cantinho e super organizado. Estou precisando um pouco no meu quarto, hehe.
      Beijoos
      http://nailsfantastic.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Gente T-T se eu fosse escolher só os livros com valores sentimentais, iria escolher todos KKKKK
      Mas também sou do tipo que só compro livros que realmente quero ter. Os que só quero ler e pronto, leio online. Mas os que tenho na minha prateleira, são meus amores <3

      http://explosao-galatica.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    11. Oie Ca, tudo bem? Amei as suas dicas... preciso fazer isso também! haha E quanto à hidratante que não dê espinhas, tente um oil-free eu não uso hidratante no rosto porque tenho a pele oleosa e a pele do rosto já é bem hidratadinha, eu só uso hidratante no resto :)
      beijoos

      www.izabellagrimaldi.com

      ResponderExcluir
    12. Adorei a forma como ficaram os livros. Prático e simples. Sou louca por uma prateleira, mas ainda não tenho muitos livros. Então vou deixar para comprar quando tiver mais. Beijão.

      ResponderExcluir
    13. Concordo com tudo que você disse! precisamos desapegar mesmo, e adorei a decoração <3
      Beijos,
      http://quemvepensah.blogspot.com

      ResponderExcluir
    14. Gostei bastante do jeitinho que você arruma seu livros e gostei muito dos seus livros.
      Adorei aqui, voltarei sempre, com certeza.
      http://faahsantos.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    15. que lindo, adorei adorei adorei
      mas eu nao tenho coragem porque
      li e vou ler todos os outros DJASOJIODAD
      e vou ler de novo.
      Blog Cookie Cookie

      ResponderExcluir
    16. Oiee Camila td bem??
      eu escrevi maior texto e a net deu erro u.u mas enfim né huashusahusasa
      eu adoro minimalismo e uso o máximo que posso, principalmente nos meus trabalhos de design! Mas confesso que meus livros não consigo desapegar, meu fraco hushuasahusahusa
      To seguindo o blog ok? ;)
      Bjinhos
      /closettgarden.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    17. Adorei a dica, super útil!
      Eu não tenho muitos livros, portanto por enquanto não preciso me desapegar de nada! Mas quando tiver, já sei o que fazer haha
      Beijinhos
      http://www.meninadepalavra.com/

      ResponderExcluir
    18. Antes eu tinha um grande problema em acumular coisas, desde livros de escola, cadernos, até brinquedos de infância e roupas que nem serviam mais. Comecei a praticar esse "desapego" e doei muuuuita coisa. Além de liberar um espaço extra aqui em casa ajudei pessoas que precisavam daquelas coisas bem mais que eu.
      Ótimo post! ;)

      www.quaseatoa.com

      ResponderExcluir
    19. Amei as dicas, eu tinha o mesmo problema de acumular coisas que eu pensava: "vai que um dia eu uso", mas nunca usei. Só quando me toquei disso, que comecei a desfazer e confesso que tenho que praticar ainda mais isso, hahaha. Amei o post ♥
      Beijos!
      Ao Estilo de Mary - Fan Page

      ResponderExcluir
    20. Eu amei as dicas,eu vivo 'brigando' com o meu marido pq ele gosta de juntar coisas demais sem necessidade,falo q eu queria uma casa mais clean,pq isso tbm é saudavel,como vc di diminui a poeira,to precisando me organizar tbm.Bjo!
      www.mulherunika.com

      ResponderExcluir
    21. Adorei seu cantinho.. Desapegar é sempre bom, tenho que fazer isso, mas acredito que com os livros será difícil. kk
      Tbm tenho alergia a poeira e é muitoo complicado espirrar toda hora . kk


      Kisu
      www.eraoutravez.com

      ResponderExcluir
    22. Ah eu adoro desapego. E livros sempre é um bom lugar pra começar. Recentemente quando mudei de casa, precisei desapegar de muita coisa e os livros foram os primeiros.


      http://ambientevistoriado.com/

      ResponderExcluir
    23. Adorei a dica :)

      http://luanaribeiro220.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    24. Já me desfiz de alguns livros, mas me arrependo, morro de saudades deles, as vezes tenho vontade de comprar eles outra vez aiushaiush

      Post novinho, dá uma passada!
      Wow, Lovely!

      ResponderExcluir
    25. Oi Camila!
      Eu acho que tem muita gente disposta a colaborar com reciclagem, o que falta é ações governamentais para tal finalidade.
      Quanto aos livros, por incrível que pareça, esses dias tava pensando nisso, depois de uma arrumação que dei aqui. Mas ainda não desapeguei de muitos, tenho pilhas de livros! rsrs Muitos didáticos. Talvez porque minhas filhas estão em idade escolar e também pois sou pedagoga, ai já viu né! rsrs Mas é uma coisa que quero fazer sim, desapegar, doar...
      Beijos

      http://garotasbacanas.blogspot.com

      ResponderExcluir
    26. Camila,
      sabe que sou adepta ao minimalismo? Não tenho muito espaço em casa, então acabo colocando meus livros em lugares bacanas para ficar uma coisa organizada ao invés de tudo empilhado num canto.

      Beijinhos, Helana ♥
      In The Sky, Blog

      ResponderExcluir
    27. E esse dom de desapegar que nao tenho?
      Doei varios tb há um tempo atrás e pra um sebo rs
      Estou com menos hoje, mas quem disse que consigo desapegar?

      www.saidaminhalente.com

      ResponderExcluir
    28. Quando crio apego a alguma coisa, não necessariamente livros, é difícil doa-los rs
      http://bloglalu.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    29. Vish, não vamos praticar o minimalismo não kkkkkkkk

      Assim, faz todo o sentido o que você falou e eu acho sim que os livros devem circular, ser passados adiante. Mas eu sou muito muito muito apaixonada pela minha "futura biblioteca" qqqq Na verdade, eu sou a "prima" ou "amiga" que todo mundo doa livros <3

      Beijos, Vickawaii
      http://finding-neverland.zip.net

      ResponderExcluir
    30. QUe fofo a decoração e concordo super com você!
      Beeijos

      www.cantinhodacarii.com
      Insta: @cantinhodacarii

      ResponderExcluir
    31. Eu não consigo dar meus livros. Sério, não consigo mesmo. Já odeio emprestar (porque volta todo amassado, o povo não tem cuidado :///) e doar então... Principalmente os mais velhos. Amo livros velhos. Mas também é só isso que guardo, não tenho apego material a outra coisa. Amo doar roupa. Só tenho um pouco de pena dos meus tênis quando não dão mais para mim. Acho que tênis e livros são minhas paixões que eu não quero nunca me separar auhsuahsuahs'
      http://republicacrash.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    32. Nossa Camila, você passou lá no meu blog e deixou um comentário, e resolvi dá uma passadinha aqui no seu, e amei! Lindo, adorei as postagens e tudo, em algumas coisas você se parece muito comigo.
      Beijos, sucesso! :*

      http://arquivosderafaela.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    33. Sua linda, faço isso em paaaarte (rs). Eu guardo somente os livros que se tornaram os meus favoritos, mas depois de ler os que possuo acabo trocando-os por outros. :) Então, sempre tenho muitos livros. No momento, tenho mais de 200. Eu sei que são muitos, mas ainda não li a maioria deles. O pior é que sempre estou comprando mais um… O.o
      Tenho que aprender com você… Embora um dos meus sonhos seja justamente ter uma enorme biblioteca particular. (rs)
      Beijos, flor!

      http://www.myqueenside.blogspot.com

      ResponderExcluir
    34. Oi, Camila!

      Tudo bem? Faz tempo que não venho por aqui e seu layout ficou lindão! Ótimos livros, hein? Saudade gorda!

      Um beijo,
      www.carneirismo.com <3

      ResponderExcluir
    35. Acho uma ideia muito bacaca, mas não adianta, quem ama ter livros físicos, perto de si, nunca será capaz de doar ou vender a maioria. Agora até que estou me aderindo à leitura digital, mais pela falta de dinheiro mesmo, mas não tem jeito, eu preciso dos meus livros comigo. Pode chamar de egoísmo se quiser, sou assim. Alguns, os que menos gosto, acabo mesmo dando, mas não me envergonho por dizer que tenho mais de cem livros, pelo contrário.

      Love, Nina.
      http://ninaeuma.blogspot.com/

      ResponderExcluir

    Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.