Pesquisa







Quem ama organização levanta a mão! Como já escrevi em outros posts este é um assunto que sou apaixonada e sempre levo tudo nos mínimos detalhes quando organizo meu quarto e todas as coisas. Amo capricho e organizar as coisas. Para mim é impossível não utilizar agendas e outros cadernos para me organizar.
Há cerca de um ano atrás eu não tinha uma organização em relação as postagens e postava pouquíssimas vezes no mês pois escrevia apenas crônicas e poesias. Como as pessoas e o mundo sempre estão em constantes mudanças, precisei me reinventar de outras formas e a partir disso os assuntos do blog começaram a variar, mas sem perder o foco.
Primeiro quero explicar:
(meu caderno)

- Esse é meu primeiro caderno que utilizo para o blog. Nunca tive esse tipo de organização pois tinha uma pasta aqui no note apenas para essas coisas, onde salvava todas as parcerias, projetos, ideias de posts e tudo o mais. Até que meu hd queimou (contei tudo nesse post com uma super dica) e percebi que salvar tudo no note não era a melhor opção pois acabei perdendo todos os meus arquivos. Esse caderno é de folhas recicladas e eu amo escrever nesse tipo de folha; minha mãe me deu ele pois não estava usando e como a capa era um azul escuro e sem nada escrito, decidi colar esse papel super fofo de passarinhos apenas na parte da frente para dar um ar mais fofinho.
(meu scrapbook que comprei na Loja da Pâm)

- Não tenho apenas um caderno. Na verdade tenho um scrapbook e um caderno. O scrap é ótimo pois é pequeno e posso levá-lo para todos os lugares sem problema algum. Utilizo apenas para anotar ideias de posts e algumas dicas de como posso melhorar o blog. Essas ideias ás vezes são passadas para o caderno, e outras vezes não. Ele é um tanto bagunçado pois não sigo uma ordem, apenas escrevo as ideias, simples assim. Mas com o caderno sou muito organizada.

Todo o conteúdo do blog é escrito em casa, com meu note e sempre algum lanchinho do lado (como barra de cereal com iogurte ou torrada com manteiga e leite com achocolatado) pois tenho dificuldade em escrever perto de pessoas e em lugares agitados. Como agora não estou trabalhando e já me formei (quem souber de emprego para Nutri dá um grito), tenho tempo mais livre para pensar no blog e nos posts, mesmo tirando o dia para estudar para concurso. Sou daquelas que não consegue dormir tarde sabendo que precisa acordar cedo no outro dia. Ano passado foi meu último ano de faculdade e as coisas estavam muito corridas mas mesmo assim, com organização, conseguia sempre postar aqui e fazer todas as dietas e casos clínicos e tudo o mais que exigiam. Não consigo utilizar meu celular para anotar ideias, e o utilizei para isso pouquíssimas vezes em que não levei meu scrap junto.

1- Rotina Diária
Eu gosto muito de ter meu dia planejado, mesmo não sendo como imaginei e mesmo não dando para fazer tudo. É preciso também colocar as prioridades nessa rotina, ou seja, as tarefas de maior importância deverão ser feitas primeiro, e logo depois as que podem ser resolvidas no fim do dia. E vou riscando as realizadas e assim dá para ter uma ótima base de como você está conseguindo fazer os afazeres e porque está deixando sem fazer, ou seja, procrastinando. 
1.1 Meus emails: Não tenho problema algum para isso pois não recebo muitos emails e a maioria deles são de propagandas de lojas e outros sites. Verifico meu email pessoal todos os dias e sempre deixo tudo organizado por lá. A primeira dica é separar seu endereço pessoal do endereço do blog. Criei um email apenas para o blog e é esse que disponibilizo aqui na página em 'Anuncie'. Poucas pessoas possuem meu email pessoal e isso facilita muito a vida. O email do blog verifico dia sim, dia não. 
1.2 Respondendo os comentários do blog: Recebo graças a Deus, comentários muito úteis e sempre bonitos por aqui. O que adotei para responder foi o "dia sim dia não", e não a cada nova postagem. Fica muito mais fácil e você já deixa reservado uma hora do seu dia apenas para isso. Não coloco os comentários moderados pois não gosto de ter o trabalho de ir lá para ler e aceitar. Uma das minhas metas que está incluída em meu projeto 101 coisas em 1001 dias é sempre responder o comentário no próprio post e tenho conseguido isso. 
1.3 Atualizando as redes sociais: Como o Blog possui apenas duas redes sociais, que é o Facebook e o Instagram, não tenho trabalho para postar. Pelo instagram não publico a cada novo post e sim quando consigo. Já no facebook, muitas postagens são programadas utilizando aquele reloginho. Isso quebra um galho e tanto. Geralmente não posto muitas coisas pela fanpage o que facilita minha vida, mas aumentar a divulgação é uma de minhas metas também. Programar no face é a melhor saída pois o post vai ao ar na hora e dia que escolher e você não precisa se preocupar em não estar em casa.
1.4 Acompanhando os blogs que gosto: Acompanho todos pela fanpage e também sigo pelo Google. Geralmente perco atualizações, mas nada do que meia horinha para verificar os novos posts não resolva. Não é algo que me atrapalha durante o dia.

2- Banco de Ideias
Nesta parte anoto todas as ideias de posts que surgem quando menos espero ou quando estou fora de casa. Sempre tenham algo para anotar em mãos mesmo que seja no celular. Nessa parte acabo tendo várias ideias que nem sempre viram um post pois a inspiração não chega para aquela ideia. Acredito que vocês blogueiros irão me entender. Neste item também pratico a ideia da Lominha que citei nesse post sobre como consigo inspiração para postar. 

3- Parcerias
Anoto todos os detalhes das parcerias com as lojas e com as editoras. Coloco as datas em que recebo os livros e os produtos e o dia que soltei o post no blog. É preciso ter um controle dessas coisas. Para ser mais explicativa, anoto exatamente nesta ordem:
Para editoras e autores
-Nome da editora/autor:
Nome do livro:
Recebido em:
Post em:
Email informativo: 
Para lojas:
-Nome da loja:
Produtos recebidos:
Recebido em:
Post em:
Email informativo: 

4- Projetos
Criado para acompanhar meus projetos pessoais e anotar os que tenho na cabeça. Acredito que para um projeto ou objetivo dar certo, é preciso sempre lembrar que ele existe e foi por isso que incluí essa parte no meu caderno, para não esquecer.

5- Compras
Neste tópico ficam todos aqueles desejos de consumo, mas claro, como escrevi nesse post que quero praticar cada vez mais o minimalismo, só estão incluídos itens que realmente necessito, e não futilidades. São itens para decorar meu quarto e alguns detalhes, e claro, alguns livros muito importantes que farão diferença na minha vida. Graças a parceria com as editoras Gente e Única recebo livros então não compro mais livros desse tipo.

6- Como posso melhorar o Blog?
Nesta parte é onde anoto todos os itens que precisam ser melhorados no Blog. Entra nesse tópico os itens tanto em relação ao layout quanto o de posts, fotografias, e otimização do site e outros. Para isso utilizo algumas dicas de blogueiras e outras eu mesma sinto necessidade de mudanças. E sempre estou anotando mesmo que depois não tenha mais importância.

E você, como se organiza com o Blog? Tem alguma dica para passar?
__________________________________________________________
Acompanhe o blog também em:
postado com amor por
  • Comente pelo Facebook!

    35 Comentários

    1. eu também estou começando a me organizar, antes eu fazia tudo de cabeça, mas tenho mudado muita coisa e vou começar a me organizar mais. to usando mais minha agenda pq olha é mt coisa no meu blog q as vezes me sinto perdida.
      gostei de como vc anota os livros recebidos pela editora, eu só escrevo o que eu recebi e não anoto mais nada que isso. vou ver se faço isso agora pra ter controle de quando eu publiquei, se já mandei o link da resenha. essas coisas.

      ResponderExcluir
    2. Ai quanta organização! E que caderninhos lindos...
      Estou precisando me organizar assim tb! :s

      beijos <3

      ResponderExcluir
    3. Muito legal Camila! É preciso se organizar também na hora dos posts, assim o blog não perde a qualidade e vc consegue aproveitar melhor o tempo :) Também faço um cronograma e me ajuda muito :) Bjao Rafa Organize sem Frescuras!

      ResponderExcluir
    4. Oi Camila,
      Achei muito bacana você compartilhar conosco sua experiência com a organização do blog.
      Eu também tenho um caderno dedicado ao blog onde anoto ideias e etc.
      Bjs e ótimo início de semana

      http://garotasbacanas.blogspot.com

      ResponderExcluir
    5. É sempre bom manter a organização!
      Gostei das dicas!
      bjinho

      WWW.FASHION-BREAKER.COM

      ResponderExcluir
    6. ótimas dicas mesmo Calmilaa ;OOO
      eu ainda nao consegui parceria com lojas e coisas assim ç.ç
      mas vamos caminhar!
      Blog Cookie Cookie

      ResponderExcluir
    7. sou louco por organização rs. adorei as ideias e também tem caderno, agenda e um caderninho que levo na mochila rs.


      Abraços, Edwin.
      www.oquefaltou.com|Facebook|Twitter|Instagram

      ResponderExcluir
    8. Adorei suas dicas, e anoto na agenda na verdade, os posts sobre, tels de contato da empresa e etc.
      Beijos

      www.dreamsam.wordpress.com

      ResponderExcluir
    9. Adorei suas dicas e confesso que me bateu até uma invejinha. Eu também gosto de organização, mas é uma pena que eu não consigo pôr em prática, esse negócio de agenda, por exemplo, não funciona comigo de jeito nenhum, eu acabo esquecendo de escrever um dia, e quando vejo, não escrevo mais. Mas acho que vou adotar esses métodos, porque agora que estudo em tempo integral e estou fazendo cursinho pré-vestibular à noite, ta ficando difícil de ter tempo pro blog.
      Beijos

      http://desfocandoideias.blogspot.com

      ResponderExcluir
    10. Oi Camila,

      adoro seus posts, por eles já dá pra perceber o quanto você é organizada, porém andei um tempão sem passar por aqui e já vi que você postou bastante coisa, vou vir com mais frequência.

      Beeijo!
      http://www.portiprati.com/

      ResponderExcluir
    11. Eu sempre uso o caderno e a agenda para me ajudar a lembrar de tudo que preciso fazer. Hoje em dia nossos dias são completamente cheios e precisamos de ajuda para nos organizar. Ótima dica e ficou lindo seu caderno e scrapbook.
      Boa semana!
      Fica com Deus!
      Beijo!

      http://nannacunha.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    12. Meu maior salvador é o Evernote (tenho sincronizado no celular, tablet e PC). Já anotei várias idéias no ônibus indo pro trabalho - uma mão na roda! Uso sempre o calendário editorial do WordPress para me organizar com as postagens e uso o Buffer para me organizar com as redes sociais. Bloglovin para acompanhar os queridos via feed. Foi por ele que vim parar nesse post! Hehe Agora, num geral, uso o blog planner do blog. Para meus projetos pessoais costumo usar agenda de papel mesmo, mas mesmo assim tenho tudo no meu google calendar! Acho que ando muito digital, né? Hehe adorei o seu post ;)

      ResponderExcluir
    13. Nossa Ca... simplesmente amei esse teu post. Li de fio a pavio e achei super util todas as dicas q vc postou aí.

      Parabéns pela organização viu. Espero um dia chegar a metade disso :)

      Bjs!

      | O Blog Que Não é Blog |

      ResponderExcluir
    14. Olha que bacana.
      Você é bem organizadinha mesmo.
      Eu me organizo via PC na verdade.
      As postagens do blog, não tem como eu deixar tudo meio editado. Para isso necessito de criatividade, dai vou postando. e uma vez por semana passo nos blogs!
      Agora com minha pequena marca de artesanato sou mais organizada, afinal de contas ali gera dinheirinho e preciso sempre deixar tudo certinho.

      Beijinhos, Helana ♥
      In The Sky, Blog

      ResponderExcluir
    15. Oie Ca, tudo bem?
      Eu me organizo pelo celular mesmo, anoto tudo nele ;)
      beijos

      www.izabellagrimaldi.com

      ResponderExcluir
    16. Eu uso um bloquinho de anotações que está sempre na bolsa comigo e o Toodledo - sensacional para organizar as tarefas que vc tem que fazer... E acompanho o blog Vida Organizada. Na verdade estou começando com essa história de organizar td, mas ainda tem muuuita coisa pra fazer no meu blog, nunca dou conta rs.

      bjs, Fernanda
      http://taindopraonde.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    17. Muitas pessoas já perguntaram como me organizo, também preciso fazer post sobre isso! Adorei saber mais da sua organização ;D


      Beijos
      Sorteio de $50 pra gastar na Sheinside
      Brilho de Aluguel

      ResponderExcluir
    18. Eu tbm sou organizada... Meu caderno do blog tem várias idéias o problema é cumprir por causa do tempo.. Mas quanto a demais funções tudo que anoto sigo a risca... Encantei com seu scrap... Bjos!!!

      ResponderExcluir
    19. Nossa vc e muito organizada vc me inspirou de mais querida amei suas dicas e amei esse post vou marcar tudo no caderno agora pois achei bem mais facil e pratico...
      http://meninasperfeitas01.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    20. adorei as dicas!!!
      Muito organizada vc!
      beijinhos, Rê
      garotas-urbanas.com

      ResponderExcluir
    21. Adorei as dicas de organização e os caderninhos. Lindos

      ResponderExcluir
    22. Adorei sua organização! Comigo é na base do celular mesmo, hahaha.

      http://www.meninadepalavra.com/

      ResponderExcluir
    23. Que gracinhaa! Adorei sua organização!!
      bjinhoss

      www.somosladies.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    24. adorei seu jeito de se organizar, é bem parecido com o meu até.. mas esse ano quero mudar e acho que vou começar a usar agenda E caderno! kk não consigo me adaptar com organização no celular, ou no computador, pra mim tem que ser no papel mesmo!

      www.bygarotas.com :: www.youtube.com/bygarotas

      ResponderExcluir
    25. Você é muito organizada *-*
      Fico feliz em ver usando o sketch da lojinha.

      ResponderExcluir
    26. Nossa,l como queria ser organizada assim.
      Tenho uma agenda pro blog, mas anoto o básico.
      Novas parcerias, o que recebi...
      Sobre e-mail também tenho um pro blog separado o que ajuda muito.
      Já os comentários eu prefiro moderar e ir liberando na hora de retribuir, assim leio um, entro no blog, comento e ai sim publico e volto pra ler outro...

      www.iasmincruz.com

      ResponderExcluir
    27. Todas as ideias que tenho na maioria das vezes eu estou no computador, então eu abro o Blogger e escrevo o título do Post ou algo semelhante e quando estiver tempo, edito o mesmo rs. Muito bom o Post.
      Bjuus <3
      http://www.aolhardeumgaroto.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    28. Antes eu também organizava tudo nas pastas do not, não só se tratando do blog, dai quando precisou formatar de última hora não deu nem tempo de salvar os arquivos. Depois disso, comprei um caderninho e deixei apenas para o blog. Ele é pequeno e da para levar em qualquer lugar, seja bolsa pequena ou grande, é o caderninho que uso quando saio, onde vou anotar tudo do blog é numa agenda, pois um bloquinho ia acabar rápido rs

      Sua organização é ótima, eu mesma não consigo organizar tudo demais, por enquanto desse jeito está ótimo.
      Beijinhos :*
      http://vidadebloguette.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    29. Oi Camila! É a primeira vez que entro no seu blog e já me deparei com vários posts mega interessantes! Esse foi muito especial pra mim, pois também estou sem trabalhar e tenho muito tempo livre, mas não estava conseguindo me organizar. Vou por em prática a sua ideia do caderno e as divisões, achei muito legal! Acho que vai me ajudar bastante, até mesmo com o blog, que anda meio abandonado, mas quero voltar a escrever mais frequentemente! Beijinhos

      www.elegancee.com.br

      ResponderExcluir
    30. Camila,você escreve como ninguém, parece que fala comigo sabe?? Também fiz um caderninho de anotações,percebi que agora tenho mais ideias para post e me organizo melhor. ótimo post.
      Super Beijo

      www.palpitandomodices.com

      ResponderExcluir
    31. Eu preciso organizar direito o caderno do blog. Como acaba sobrando folhas dos outros anos, eu sou uma pessoa que não gosta de jogar folha fora, então está um pouco misturado, textos, ideias, endereços. kk
      Mas eu acabo mesmo salvando tudo no computador que sei que logo vai dar pau, tenho até medo de não conseguir salvar tudo antes disso acontecer.. Mas que urgente isso precisa ser feito .

      Kisu
      www.eraoutravez.com

      ResponderExcluir
    32. Amei esse post, nossa eu sou mega desorganizada e ele clareou muito minha mente sobre por onde começar a organizar a vida hehe
      Beijos
      barradosno-baile.blogspot.com

      ResponderExcluir
    33. Como vc é organizada, cara.
      Ja tentei um milhão de vezes, mas sempre desisto dos cadernos, planners e tudo mais.
      Meus planos para o segundo semestre do ano são os de tentar me organizar novamente. Quem sabe agora eu consiga, né? :)

      ResponderExcluir
    34. Achei ótima a forma como você organiza o blog.
      Eu também tenho um caderninho onde eu coloco os posts, mas a cada ideia que surge eu escrevo e acaba ficando uma desordem horrível..rsrs
      Beijos

      ResponderExcluir
    35. É preciso muita organização para manter um blog, sofro muito com a minha desorganização :(
      Adorei as dicas.
      Beijos.
      http://www.cheiadedramas.com

      ResponderExcluir

    Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.