Pesquisa







Quando pensei em falar sobre intercâmbio não sabia por onde começar. Não falo outra língua se não o Português, nunca fui ao exterior se não ao Paraguai (que visitei apenas a divisa) e a Bolívia da mesma forma, e nem ao mesmo tenho dinheiro suficiente ainda para conhecer Londres, por exemplo. Então, resolvi fazer algumas perguntas a uma colega de faculdade que, durante nosso curso de Nutrição na Universidade Católica Dom Bosco, conseguiu realizar esse marco em sua vida e fazer intercâmbio nos Estados Unidos. Desde já parabenizo a Rebeca Pires por ter conquistado esse sonho e experiência de vida. Que além de linda, simpática e inteligente, escreve e fala fluentemente o inglês. Olha que menina prodígio! 

(um pouco da Universidade, foto por Rebeca)

"1- Em qual país realizou o intercâmbio e por quanto tempo permaneceu?
EUA, 11 meses
2- Me conte um pouco sobre as pessoas, o lugar, moradia, comida!
As pessoas foram muito receptivas, educadas, acredito que eles estão acostumados a receberem alunos internacionais, quando cheguei lá a minha “academicadvisor“ já sabia quem eu era, que curso fazia e já estava com algumas sugestões de aulas para mim, bem diferente das coordenações de curso daqui, que nem sequer se importam com o que o aluno está passando. Essa é outra diferença, a coordenadora acadêmica de lá, é somente coordenadora, está disponível todos os dias da semana, tem formação especifica para isso, não é uma professora que divide seu tempo entre horas aulas e horas de coordenação. A diferença não para por ai. Todas as aulas começam e terminam exatamente no horário. Aliás tudo começa no horário, geralmente os brasileiros, e eu me incluo nisso, tem muita dificuldade com a pontualidade impressionante dos americanos. E como tive contato com europeus, se você pensa em ir para a Europa, é assim também e até mais rigoroso do que nos EUA. Tudo é resolvido na hora, se você vai em uma secretaria acadêmica, geralmente não tem ninguém, isso mesmo, ninguém! E você é atendido na hora. Ou seja, eles são muito eficientes em tudo, o choque é grande, pois estamos acostumados com a enrolação do Brasil. 
Enquanto a moradia, como fui estudar na universidade, me alocaram em um dos prédios residenciais da própria universidade, um quarto simples, que era dividido com outra pessoa, acabei tendo a sorte da minha “roomate” se mudar depois de 2 meses, e fiquei com o quarto só para mim. O quarto era básico, só com cama, escrivaninha e lugar para guardar as roupas, mas cada aluno mobiliava e decorava o quarto como queria, uns colocavam frigobar, tapetes, tv, quadros, pufs e isso acaba deixando o ambiente um pouco mais familiar. O ruim é que somente alunos do primeiro e segundo ano moram nos prédios da universidade, então acaba virando muita bagunça de noite. Porém você nunca se encontra sozinho, sempre tem algum amigo para conversar, sair, fazer alguma bagunça, estudar... e como são internacionais também, eles te entendem perfeitamente, acabamos fazendo amizades muito profundas por conta disso, amizades que vão ficar para o resto da vida, mas por melhor que seja a experiência, sentimos falta da nossa casa, de nossa família e amigos, enfim, acabamos vivendo de tudo. 
A universidade que fiquei foi a Illinois StateUniversity, fica no norte dos EUA, apenas 2h de Chicago, é uma ótima universidade, bem-estruturada, com a maior biblioteca do estado de Illinois, ótimos professores, um campus maravilhoso, arborizado, com coelhinhos e esquilos passeando entre as árvores no verão, as mesmas árvores que ganham tons de amarelo e alaranjado no outono, para depois ficarem cobertas de neve branquinhas. E tudo voltar a ficar florido e colorido dentro de 3 a 4 meses e quando a primavera chega, paisagens e lugares que fazem parecer que você está em um filme, é muito lindo ver as estações do ano tão bem definidas. Mas prepare-se para o frio se você for para o norte dos EUA! Peguei temperaturas bem abaixo de zero, porém todos os lugares tem calefação, tudo que você precisa é de um bom casaco, luvas e um par de botas. E lá você encontra fácil  roupas muito quentinhas e leves ao mesmo tempo, e um preço muito bom! Prepare-se para ir as compras! As roupas custam um quarto, um terço do que custa no Brasil! Nunca comprei tanta roupa em um ano, nunca viajei tanto, é ai que você percebe como os nossos impostos são extremamente altos! É indignante!!


(visita a New York)

(visita a Washington D.C.)

Isso é uma coisa muito legal, nos EUA, todos os preços que você encontra nas prateleiras dos supermercados, lojas de roupas, farmácias, tudo é o preço sem o imposto, quando você vai no caixa é que eles acrescentam de 7 a 10% do preço, varia de acordo com a loja e de imposto, então você sabe exatamente quanto está pagando de imposto!
A comida não é tão diferente, se você cozinhar em casa tudo bem, mas se for comer fora prepare-se para porções grandes, muito grandes de comida, tudo que é a porção menor, geralmente serve duas pessoas. Na universidade, o refeitório lembra uma praça de alimentação de shopping,  com tudo quanto é tipo de comida que você consiga imaginar: mexicana, chinesa, italiana, hamburguers, massas, pizzas, saladas, sorvetes, sobremesas, pães, panquecas, comida saudável, paninis, é quase impossível não ganhar uns quilinhos, até mesmo para quem estuda nutrição, hehe.
Na rua de todas as cidades, você sempre vai encontrar as mesmas redes de restaurante: Olive Garden, CVS Pharmacy, Wall Mart, Mc Donald’s, Domino’s Pizza, Burguer King, então prepare-se para monotonia alimentar, e ganhar peso, pois tudo vem com muito sódio, açúcar, refil infinito de refrigerante. Na maioria dos restaurantes e bares, você só paga uma vez o copo, e pode encher quantas vezes quiser e não é à toa que a obesidade só cresce, porém o engraçado é que isso fica para os mais velhos, pois a maioria dos estudantes são atléticos, muito mais que os brasileiros, fiquei impressionada!
Ah e acostume-se a dar gorjetas, para garçonetes, para tudo que envolve serviços, como ir ao salão de beleza. A gorjeta pode variar de 10 a 20%, ou quanto você desejar, depende do quanto você gostou do serviço. É tudo muito diferente, vale muito a pena a experiência, não só pelo currículo, para aprender o idioma, mas por tudo que faz você crescer e amadurecer, pelas amizades, pela experiência profissional, é um aprendizado e tanto!
Como já disse Einstein, “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”. Nada como uma viajem para abrir a mente e a alma."

Resolvi dividir o assunto em duas partes para não ficar um post muito extenso. No total foram 6 perguntinhas, as quais coloquei apenas duas.
E aí o que acharam das respostas? A Rebeca foi super gentil em explicar tudinho mesmo estando no último ano de curso e eu bem sei o quanto é puxado e difícil essa maratona de estágios e mais estágios, e claro, as provas e cobranças dos professores. Muito obrigada!
______________________________________________________
Acompanhe o blog também em:
postado com amor por
  • Comente pelo Facebook!

    19 Comentários

    1. Eu acho uma super oportunidade fazer intercâmbio, vou fazer faculdade de moda em Londres, e estou contando os dias <3 E adorei o post Cah, pois tem várias pessoas que ainda tem receios de Intercâmbios.. beijão

      http://olhardeumgaroto.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    2. Meu sonho é conhecer outros países... um dia eu consigo... hahahaha

      beijao flor

      ResponderExcluir
    3. Adorei o post amore! tenho muita vontade de fazer um intercâmbio para aperfeiçoar o inglês sabe... mas sempre fico perdida! Não sei nem por onde começar, gostei muito das suas dicas e vou acompanhar tudo para poder ver se consigo realizar esse meu sonho! hehehe
      beeejo
      http://beautystopblog.wordpress.com/

      ResponderExcluir
    4. Intercâmbio é meu sonho a muito tempo, mas infelizmente sei que por enquanto isso não será possível. Lendo esse texto só me deu ainda mais vontade de conhecer esse lugar, e me deu ainda mais indignação por os preços no Brasil serem tão altos. Adorei a universidade, cara ela é linda. Mas pesar de tudo, acho que nada como o nosso lar, o lugar onde nascemos e temos todas as lembranças da nossa vida, apesar de todos os problemas que temos aqui, não sei se trocaria o Brasil para morar efetivamente em outro lugar. Por isso um intercâmbio é tão viável.
      Beijos

      http://desfocandoideias.blogpot.com

      ResponderExcluir
    5. Ai, sempre quis fazer intercâmbio. Com não fiz na época da escola, espero fazer agora na faculdade! Deve ser um sonho!
      www.ochadastres.com

      ResponderExcluir
    6. Também sonho em fazer um intercâmbio :D É realmente pra "poucos", por conta do valor, dedicação aos estudos, enfim, tem que querer bastante. Acho bacana ela ter respondido as perguntas! Seria legal que você fizesse um post só com dicas pra quem quer fazer um intercâmbio (como não passar perrengues e etc.). Beijão!

      www.garotasdemustache.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    7. Olá, vim aqui para agradecer ao carinho lá no blog e me surpreendi ao encontrar um bloog tão lindo e organizado como o seu...
      Volte sempre e aproveite todas as dicas e ideias, tem muita coisa legal que já foi postada!
      Adorei as dicas do intercâmbio, tenho vontade mas sou como você só falo portugues e fico pensando que ia ser um pouco dificil no começo, mas quero muito fazer um dia..

      Beijo
      ;)
      www.umalindapromessa.com

      ResponderExcluir
    8. Que bacana! Eu tenho muita vontade de viajar para o exterior, e da mesma forma que você, únicos lugares que já fui foi, tipo, Paraguai, Uruguai... kk Parece ser maravilhoso por lá! Adorei demais o post, ficou ótimo.
      www.espacegirl.com

      ResponderExcluir
    9. Tenho muita vontade de fazer intercambio para o Japão ou para Espanha! Amei o post! Bjo
      <a href="http://detodasascoisassimples.blogspot.com.br/>De todas as coisas simples</a>

      ResponderExcluir
    10. Ir pra lugares receptivos é muito bom, porque a maioria reclama da hospitalidade nada simpática dos americanos.

      Beijos, G.R ♥
      http://gabriellyrosa.blogspot.com

      ResponderExcluir
    11. Lugares lindos. Dá uma vergonha ver que no Brasil não é assim. Não vi nenhum papel no chão nas três fotos!
      Uma pena não termos essa educação. Qual é o preço de um intercâmbio assim?

      abraços
      Teorias do Leão da Montanha
      Curta: Teorias do Leão da Montanha

      ResponderExcluir
    12. OI Mila! :)
      Menina, eu sou loooooouca pra ir pra New York e fazer intercâmbio então.. xii seria um sonho!
      Mas não me arriscaria ir só não.. heheh

      bjs lindona

      http://blogaumpassodoaltar.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    13. Meu sonho fazer intercâmbio rsrsrs

      http://mirellafabri.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Adorei o post! Estou com intensões de fazer intercambio para Londres, e estou muuuito animada para isso. rs
      Seu texto foi muuito legal pois esclareceu muitos assuntos.
      Parabéns pelo blog, meninë! ;]

      BJBJ
      Eu não quero ir embora, blog

      ResponderExcluir
    15. Olá, primeira vez aqui, e maie o Blog!
      Voltarei sempre!
      Beijos!!

      www.amandomecasar.com.br

      ResponderExcluir
    16. Pretendo fazer intercâmbio daqui a 2 anos!
      http://giuliadeazevedo.wordpress.com/
      Beijos!

      ResponderExcluir
    17. Oi Camila :)
      Adorei a ideia do seu post! Eu já fiz intercambio e acho muito importante esses tipos de informações para as pessoas interessadas! Afinal, é uma grande decisão e uma grande experiencia e a gente precisa estar bem preparado para que tudo ocorra da melhor forma possível :)

      Beijos
      Débora - Clube das 6
      http://www.clubedas6.com.br

      ResponderExcluir
    18. Adorei o post! Sempre quis fazer e só me deixou com mais vontade. Deve ser ótimo conhecer lugares, pessoas e culturas diferentes!
      xoxo

      ResponderExcluir
    19. Acho pessoas que fazem intercâmbio tão corajosas! Viajar pra longe das pessoas que conhece pra um lugar completamente novo e onde todos falam uma lingua diferente. Parece tão assustador e ao mesmo tempo tão emocionante!
      Tenho muita vontade de fazer intercâmbio, mas não sei falar inglês NADA bem hahaha

      Amei o post :)
      Bjs,

      escritoriando.blogspot.com

      Tem post novo no blog, confere? <3

      ResponderExcluir

    Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.