Pesquisa







Escrever. Pode até ser simplesmente pegar um papel e rabiscar algumas palavras e já realizar uma frase só sua. Pode até ser apenas algumas palavras colocadas e escritas em ordem correta. Pode até ser apenas sentimentos libertados do peito. Mas não é apenas isso.
Como escritora é preciso pensar por você e mais alguém, para que não afete de maneira drástica e não deixe alguns cegos e entristecidos por aí. É preciso coragem para deixar as palavras transcorrerem uma folha sem medo e preocupação, sempre analisando erros ortográficos e de concordância. Sim, minha matéria preferida na escola era Português e as aulas de redação onde podia demonstrar minha paixão para os colegas. 
Mas na realidade, quando se pretende escrever crônicas, poesias ou textos sobre comportamento, ou escrever algo sobre qualquer assunto, é preciso estudar um pouco mais e ler muito mais ainda. Não dá para soltar um texto na internet com erros e mal escrito. Nem tampouco não deixar clara sua opinião e causar confusão e intriga entre os leitores. Pensando sempre que mesmo com sua ideia clara, muitos vão concordar ou simplesmente ignorar, mas isso aí vai depender de sua busca e paixão pela escrita, de não se deixar levar por críticas destrutivas. Claro, sempre bom seria enviar um texto para um amigo que entenda a língua portuguesa para avaliar o texto, não correndo o risco de desavenças após solto na rede.
Decidi listar alguns motivos para provar que vida de escritor não é tão simples e fácil assim:

1- Falta de assunto
É nessas horas que tenho um bloqueio de criatividade ou de escrita, não sei bem. Nada está bom. Nada funciona. Nada coopera. Nem mesmo aquela música demasiada inspiradora não ajuda e não satisfaz. É hora então de parar e esperar. E esse esperar ás vezes me causa angústia, mas passa, sempre passa. Pois quero produzir e fazer com que meu texto chegue a muitos leitores, mas é preciso calma.
2- Nem sempre as pessoas leem 
Isso é um assunto mais delicado. Muitos passam por aqui pois não é a toa que meu blog possui mais de vinte mil acessos no mês e isso me deixa extremamente feliz. Mas existem leitores passivos e ativos. Os passivos visitam, ás vezes leiam ou não, e saem do site. Outros , os ativos, leiam e deixam um recado lindo satisfatório. 
3- Escrever e depois apagar
Isso já aconteceu várias vezes comigo mas nunca me arrependi. Muitas vezes escrevia e o relia e não gostava. Então, era deletado na mesma hora. Não achava bom o suficiente e essa crítica interior me faz crescer a cada texto.
4- Muitos vão dizer que isso é 'coisa de quem não tem o que fazer'
Como? Da mesma maneira que deixo meus sentimentos através de palavras, há os pintores, ilustradores, desenhistas, cantores, instrumentistas, compositores e todas aquelas profissões que levam um pedaço de sua arte interior para o mundo. Não ligue ou desanime com as palavras alheias, com certeza sentem um pedacinho que seja de inveja de querer fazer algo interessante de suas vidinhas pacatas.
5- É preciso profissionalismo
A partir do momento que você solta seus textos em redes sociais é preciso aprender. Aprender que as pessoas vão julgar, discordar e criticar positiva ou negativamente. Com o tempo vai aprendendo a lidar com isso vindo também o amadurecimento. Por mais que esteja falando de algo que ninguém além de você entende, seus sentimentos, sempre será preciso foco e muito prática.
6- A prática leva a perfeição
Isso se aplica para tudo nesta vida. As artes, a costura, cozinhar, dentre outros. Quando comecei a escrever eram frases inspiradas em outras, pedaços de amor e outros de ódio. Aos poucos fui percebendo que meu verdadeiro amor sempre seria escrever, e comecei então a praticar. Em 2008, cansada de ter calos nos dedos de escrever em papel e perder alguns, criei meu primeiro blog para guardar meus textos e poesias. Não adianta querer ser ótimo em algo sem praticar. Não adianta se encher de livros de português, saber de todas as classes gramaticais se ainda não escreve, se ainda não começou a praticar diariamente o hábito da leitura.
7- Dificuldade para escrever temas variados
Por mais que aqui no blog vocês veem muitos textos sobre vários assuntos, e crônicas, mas já perceberam que todos eles possuem uma coisa em comum? Essa tal 'coisa' é: escrevo sobre mim, sobre o que sinto, o que vivo, o que me faz suspirar, o que me inspira.. sobre meu eu, tão somente sobre ele. Já tentei escrever sobre muitos temas, mas nada que ficasse bom o bastante para postar. Consegue perceber minha habilidade?
8- É preciso ler, muito
Não vem me dizer que escreves bem se nem ao menos pega um livro para ler. É preciso ler e muito. Não digo revistas nem jornais e temas sobre português. Digo livros sobre romance ficção, aventura, e qual o gênero que preferir. Leia muito. Pratique muito. Para quem não gosta de ler, será difícil ser um escritor de sucesso. 
9- É preciso criatividade
Como em tudo que envolve arte, é preciso se desfazer de velhos hábitos e padrões. Não escreva para querer a aprovação de 100% das pessoas que irão ler. Muitos como já disse vão lhe criticar e dizer que a história poderia ter sido de outra maneira, e que poderiam mudar algumas palavras. Mas é único, e é seu. Muitos consideram a escrita como hobby e outros conseguem levar isso como profissão, não tão valorizada mas primeiro você precisa dar o devido valor, e aos poucos as pessoas ao redor irão ver com outros olhos.
10- O texto precisa ser interessante
Não basta escrever lindamente se não tocar lá no fundo das pessoas. Já li livros e frases que até me fizeram arrepiar e outras vezes chorar. Isso é lindo, inspirador. Nada melhor do que suas palavras emocionarem alguém e serem importantes e motivadoras para aquelas pessoas que precisavam ler exatamente isso que escreveu. Se fizer uma pessoa vibrar com suas palavras, palmas. Você está conseguindo tocar sem colocar as mãos. Quer retribuição melhor? Você precisa prender o leitor, falar diretamente com ele.

Se identificou com esse post? Quais são suas dificuldades com a escrita?
_____________________________________________________________
Acompanhe o blog também em:
escrito com amor
  • Comente pelo Facebook!

    14 Comentários

    1. Tem gente que pensa que escrever é a coisa mais fácil do mundo, pegar papel e caneta e pronto, começar. O que na verdade não é. Requer tempo, dedicação e profissionalismo, como você mesma mencionou. Principalmente para quem tem blog, escreve livros ou quer publicar um. Ou para quem é jornalista também. Sem contar que você precisa estar em constante aprendizado. Ler muito e dedicar seu tempo à leitura. Como em outras profissões, como você vai conseguir fazer uma cirurgia se você não estudar e não treinar suturação e tudo o mais? Assim é com o escritor, antes de escrever, ele precisa ler. Entender como é o processo de escrita, e estar antenado com o que acontece ao seu redor. Mesmo que se tenha talento, e a maioria realmente tem, é preciso ler para se aprimorar, e isso requer tempo. Já peguei muita gente dizendo pra mim que escrever é a coisa mais fácil do mundo. Sim, se você escreve algo apenas para você e qualquer frase de caminhão, realmente deve ser. Mas pra colocar sua cara a tapa na frente de todo mundo e se despir por inteiro e deixar que os outros leiam e deem suas conclusões, não, você não pode escrever qualquer coisa. E é nesse ponto que a escrita não é fácil.

      Sorte que, fácil ou não fácil, amamos escrever e acho que no fim é isso o que importa

      Beijos Cah

      ResponderExcluir
    2. Acho que você percebe que é escritor ou que você realmente vai querer escrever, quando, mesmo com falta de assunto, mesmo com, as pessoas não leem, mesmo com todos os problemas, você simplesmente nã consegue parar de escrever. Tudo o que você sabe é que você quer escrever e pronto. Eu não sou do tipo que escreve por que acha que é bonitinho ou por que vai parecer inteligente (vejo um milhão de pessoas fazendo isso), eu escrevo simplesmente pelo fato de que eu tenho a necessidade de fazer isso. E o que prova é que eu nem sempre posto textos, mas quando eles fluem, eu simplesmente mostro. Post incrível.
      cronicasdeumlunatico.blogspot.com

      ResponderExcluir
    3. super concordo! :)

      escrever é uma dadiva rs


      cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    4. Está certíssima! não é fácil ser blogueira ou buscar um tema para escrever. Quando vemos, já escreveram o que pensamos, ou tá manjado, é tudo isso que você escreveu!
      Quero fazer post's para as pessoas lerem, mas o que mais se vê é: nossa que bacana, gostei! passa lá no meu blog, siga o meu, estou te seguindo!. Nossa que droga!
      Não faço o blog só para mim e nem é, é para as pessoas se interessarem a ler e comentar, por mais perfeito e detalhado de idéias legais que sejam e super divulgado também...

      www.universopraticofeminino.com

      ResponderExcluir
    5. Oii ! Nossa que legal esse post ! *-*
      Você disse TUDO kk
      Escrever é tão difícil que muitos desistem. Se fosse fácil todo mundo conseguiria se dar bem nisso. Eu gosto muiito de escrever, sempre gostei. Porem eu não acho que sou boa. Teve um tempo então que até parei durante quase um ano sem escrever nada porque eu não sabia fazer texto dissertativo! É eu estava indo mal na escola haha, daí depois eu decidi tentar de novo porque com outros tipos de texto eu sabia melhor né e então, ás vezes, eu faço algum texto, mas raramente eu publico em algum lugar. Mas eu deixo eles guardado aqui no word porque afinal, eu gosto de escrever.
      Me fez bem ler isso! ^^

      Beeijos

      Meu Blog
      Page

      ResponderExcluir
    6. O problema é que quando a pessoa tem talento, sabe prender alguém com o que escreve, desiste no item 2, pois acredita que ngm lê e se desanima.

      Adorei a publicação

      www.saidaminhalente.com

      ResponderExcluir
    7. Pois bem, escrever parece algo tão fácil né? Mas nada que não possa se resolver com um pouco de prática e muita leitura. Ás vezes fico mesmo frustrada quando não consigo desenvolver um texto sobre algo, mas fazer o que, temos que usar nossas palavras como aliadas e dar um jeitinho ;D Ruim mesmo é quando eu consigo fazer um texto perfeito (sente a humildade rs) mas ninguém lê, não é justo! hahahah

      lovelyblogcarol.blogspot.com

      ResponderExcluir
    8. Escrever é complicado mesmo! Comecei meu blog postando só textos. Alguns eu apaguei, outros continuam lá. Mas sofro essas mesmas coisas que vc, principalmente o fato de que as pessoas não leem por preguiça e comentam qualquer coisa só para se divulgar.
      Mas no fim das contas eu escrevo mesmo assim, porque é uma forma de externar meus sentimentos e eu me sinto bem melhor depois que escrevo <3

      ResponderExcluir
    9. Adorei esse seu post, eu sempre procuro seguir tudo isso, sei que não sai perfeito mas como você mesmo disse, a pratica leva a perfeição.
      O ruim é quando bate aquela falta de criatividade :/ kkkk
      Beijinhos
      You Tube
      Instagram
      Facebook do blog
      conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    10. Ficou ótimo, Camila!
      Compilou mesmo praticamente todas as faces de escrever, nem que seja, um pequeno poema. É o tipo de coisa que é muito mais difícil do que parece!

      Um beijo
      www.naotenhopressa.com

      ResponderExcluir
    11. Quando você diz que escreve, a pessoa geralmente já pensa em algo chato e cansativo, coisa de nerd. Poucos entendem que escrever é uma forma de expressar através da escrita, o que o próprio autor as vezes não entende. Quando se escreve sobre os sentimentos, o mais lindo é conseguir tocar as pessoas, conseguir através de seus sentimentos, tocar pessoas que não conseguem expressa-los, e com isso adquirir a admiração e elogios das pessoas. Quando se escreve sua opinião sobre determinado assunto, é maravilhoso conseguir fazer pessoas refletirem sobre o assunto, e quem sabe, até faze-las mudar de ideia. O fato é que poucos realmente escrevem com o real sentido da palavra, porque como você disse, escrever não é fácil. Você é uma dessas poucas pessoas que quando escreve, toca os leitores de alguma forma, e por isso, parabéns pelo blog :D
      beijos

      http://desfocandoideias.blogspot.com

      ResponderExcluir
    12. Nossa, verdade, tenho muita dificuldade para escrever textos! E sim, quem lê tem muito mais habilidade com a escrita, conhece palavras diferentes, tem mais imaginação e criatividade..
      Meu professor de português mesmo perguntou quantos livros eu estava lendo por mês, pois segundo ele estou escrevendo muito bem (não concordo, mas, enfim)...

      Beijos ♡♥
      Meu jardim Secreto
      Facebook | Twitter | Instagram

      ResponderExcluir
    13. Simplesmente amei a postagem! Escrever não é nada fácil, inclusive conheço muitas pessoas com grande dificuldade em escrever. Ainda assim, é uma tarefa complicada até mesmo para aqueles com facilidade em escrever, o caso dos escritores, como você bem colocou e com maestria.

      Abraços,
      www.revolucaonerd.com

      ResponderExcluir
    14. Realmente escrever não é nada facil, experiencia propria. Sempre tenho dificuldade nas redações da escola!
      coiisasdalarii.blogspot.com.br

      ResponderExcluir

    Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.